PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever ações pedagógicas com possibilidades de desenvolver habilidades e competências de Alfabetização Científica (AC) e Letramento Matemático (LM) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Teve como material de análise as publicações em periódicos nacionais, dissertações e teses na última década, parte-se do princípio de que AC e LM, podem contribuir mutuamente no desenvolvimento de determinadas habilidades, visto que em Piaget e Szeminska (1975) encontra-se habilidades matemáticas que também são investigadas por Sasseron (2008) como sendo Índices de Alfabetização Científica (IAC). A análise tornou possível evidenciar que para que a AC e o LM se consolidem como objetivos da educação escolar e que as práticas docentes sejam condizentes com tal objetivo, é necessário que a AC e o LM sejam foco de processos de formação inicial e continuada, onde sejam refletidos seus conceitos e interrelações, em seus aspectos históricos, políticos e sociais.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Educação para Ciências e Matemática (IFG). Professora da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Educação e Ensino de Ciências (URGS - 2018). Professor do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

Referências

ALMEIDA, L. C. A dimensão metodológica da aula: revisitando a organização pedagógica do trabalho docente. Pro-Posições. Campinas, SP, v. 33, p. 2 – 23, 2022.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científico-Tecnológica Para Quê?”. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n. 1, p. 31-50, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172001030203. Acesso em: 12 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: MEC. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica. Brasília: 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 18 jul. 2021.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2018.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 21, p. 89-100, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183879. Acesso em: 06 jun. 2021.

DANYLUK, O. S. Alfabetização matemática: o cotidiano da vida escolar. Passo Fundo: Gráfica e Editora UFP, 1989.

FONSECA, M. C. F. R. Conceito(s) de numeramento e relações com o letramento. In: LOPES, Celi Espasandin; NACARATO, Adair Mendes (org.). Educação matemática, leitura e escrita: armadilhas, utopias e realidades. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014, p. 47-60.

FOUREZ, G. Apprivoiser l’épistémologie. Collection Démarches de pensée. Bruxelles: De Boeck & Larcier S.A, 2003.

GATTI et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: Unesco, 2019. 351 p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HAZEN, R. M.; TREFIL, J. Saber Ciência: do Big Bang à engenharia genética as bases para entender o mundo atual e o que virá depois. São Paulo: Cultura Editores Associados, 1995.

JAPIASSU, H. O eclipse das ciências humanas e a crise da psicanálise. São Paulo: Letras e Letras, 2005.

LEONARDO, P. P. Construção do conceito de número: um caderno didático pedagógico para professores. UDESC, Joinville, 2017.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, p. 45-61, jan-jun., 2001. Disponível em: https://abre.ai/d2Qt. Acesso em: 06 jun. 2021.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliografia, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2006.

MORIN, E. Educação e complexidade, os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.

MURBACH, M. C. G. História infantis e alfabetização matemática. 2017. 238 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Curitiba, 2017.

PIAGET, J; SZEMINSKA, A. A gênese do número na criança. Rio de Janeiro. Zahar, 1975.

PIAGET, J.; INHELDER, B. Gênese das Estruturas Lógicas Elementares. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1983

SANTOS, D. A. T dos. A pedagogia crítica, a etnomatemática e as práticas de Alfabetização Matemática e numeramento no quilombo São Félix/MG. 2021. 361 f. Tese (Doutorado). Universidade Católica de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia, 2021.

SANTOS, L. B.; SANTANA, E. R. S. Uma sequência de ensino para a formação de conceitos estatísticos nos anos iniciais do Ensino Fundamenta. REMAT, v. 6, n. 2, p. 2010, 2020. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4187. Acesso em: 06 set. 2021.

SANTOS, M. J. C. O letramento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 15, Fluxo Contínuo, p. 96-116, 2020. Disponível em: www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/238/201. Acesso em: 06 set. 2021.

SANTOS, M. J. C. Reaprender frações por meio de oficinas pedagógicas: desafio para a formação inicial. 2007. 134f. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6617. Acesso em: 22 set. 2021.

SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E. F. Tomada de Decisão para Ação Social Responsável no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, v.7, n. 1, p. 95-111, 2001. Disponível em: https://doi.og/10.1590/S1516-73132001000100007. Acesso em: 06 jun. 2021.

SASSERON, L. H. Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo na sala de aula. 2008. 265f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

SASSERON, L. H. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: relações entre Ciências da Natureza e Escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 49-67, nov. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117201517s04. Acesso em: 02 ago. 2021.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: A proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/445/263. Acesso em: 06 jun. 2021.

SASSERON, L. H; CARVALHO, A. M. P. Ações e indicadores da construção do argumento em aula de Ciências. Revista Ensaio, v. 15, n. 2, p. 169-189, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/wKdhNfDV76vwkjB9jR4ZfJg/?lang=pt&format=pdf . Acesso em: 06 jun. 2021.

SASSERON, L.H.; SOUZA, V.F.M. Alfabetização científica na prática: inovando a forma de ensinar física. Editora Livraria de Física. São Paulo, 2017.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 1998.

SOUZA, P. R. L. Alfabetização científica a partir de experimentos químicos: uma vivência nos anos iniciais. 2017. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.

SOUZA, T. F. de. Letramento matemático e histórias infantis: significações matemáticas em um 2º ano do ensino fundamental. 2018. 184 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos. 2018.

VIECHENESKI, J. P. Sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais: subsídios teórico-práticos para a iniciação à alfabetização científica. 2013. Dissertação (Mestrado), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
Publicado
2021-12-30
Como Citar
SOBRINHO, Elizimari de Queiroz; LEÃO, Marcelo Franco. PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LETRAMENTO MATEMÁTICO NOS ANOS INICIAIS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 16, n. 30, p. e21005, dez. 2021. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3772>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v16.n30.3772.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##