MURMÚRIOS EPISTOLARES DE UM PROFESSORAR QUE ENSINA CIÊNCIAS EM TEMPOS DE COVID-19
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo problematizar os primeiros acontecimentos da pandemia de COVID-19, bem como seus desdobramentos na vida e no professorar. O corpus é formado por e-mails que aproximam, desabafam, denunciam, reivindicam, defendem e amenizam. Em vias teórico-metodológicas, este trabalho transita nas fronteiras dos estudos pós-críticos, baseado sobretudo no pensamento de Foucault acerca do cuidado de si e da escrita de si por correspondência. Nesse sentido, a correspondência transmuta-se em presença e torna-se caminho de reencontro não apenas conosco em deriva docente, mas também com pares, a um tempo, próximos e diversos. O conjunto epistolar formou-se de murmúrios do cotidiano pandêmico, da relação intrafamiliar e do trabalho remoto. No espaço da narrativa, buscou-se enxergar a escrita como processo de subjetivação e de prática de si com vistas de modo a colocar o sujeito em seu espaço de liberdade e de resistência aos poderes disciplinares e biopolíticos da sociedade moderna
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