MURMÚRIOS EPISTOLARES DE UM PROFESSORAR QUE ENSINA CIÊNCIAS EM TEMPOS DE COVID-19

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo problematizar os primeiros acontecimentos da pandemia de COVID-19, bem como seus desdobramentos na vida e no professorar. O corpus é formado por e-mails que aproximam, desabafam, denunciam, reivindicam, defendem e amenizam. Em vias teórico-metodológicas, este trabalho transita nas fronteiras dos estudos pós-críticos, baseado sobretudo no pensamento de Foucault acerca do cuidado de si e da escrita de si por correspondência. Nesse sentido, a correspondência transmuta-se em presença e torna-se caminho de reencontro não apenas conosco em deriva docente, mas também com pares, a um tempo, próximos e diversos. O conjunto epistolar formou-se de murmúrios do cotidiano pandêmico, da relação intrafamiliar e do trabalho remoto. No espaço da narrativa, buscou-se enxergar a escrita como processo de subjetivação e de prática de si com vistas de modo a colocar o sujeito em seu espaço de liberdade e de resistência aos poderes disciplinares e biopolíticos da sociedade moderna

Referências

AMAZONAS. Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. 2021. Disponível em: www.fvs.am.gov.br. Acesso em: 10 mar. 2022.

ARAÚJO, Alcione. Urgente é a vida: crônicas. Rio de Janeiro: Record, 2004.

BARBOSA, A. M.; VIEGAS, M. A. S.; BATISTA, R. L. N. F. F. Aulas presenciais em tempos de pandemia: Relatos de experiências de professores do nível superior sobre as aulas remotas. Rev. Augustus. Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 255-280. jul./out. 2020. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/565. Acesso em: 03 fev. 2021.

BERTO, Danila Faria. À beira do abismo: entre literatura e escrita de si em Clarice Lispector. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências: Marília, 2019. 167 p.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 10 de dezembro de 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 07 fev. 2021.

CAMPOS, Joana D’arc Chaves de; CHAVES, Sílvia N. Narrart: autobiografia de formação. In:
CANEVACCI, Massimo. Sincrétika: explorações etnográficas sobre artes contemporâneas. São Paulo: Studio Nobel, 2013.

CARVALHO, Ana Carolina. A conta-gotas. São Paulo: Edições SM, 2015. (Barco a Vapor /Série Vermelha)

CHAVES, S.N.; BRITO, M.R. (Orgs.). FOCAR: Formação, Ciência e Arte. Autobiografia, arte e ciência na docência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

CHAVES, Sílvia. Da tomada de consciência à invenção de si: uma trajetória na pesquisa narrativa e autobiográfica. In: FEITOSA, Raphael Alves; SILVA, Solonildo Almeida da (Orgs.) Metodologias emergentes na pesquisa em ensino de ciências. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. p.45-68.

DALMASO, Alice Copetti; RIGUEL, Fernanda Monteiro. Estar vivo: aprender. In: Criar Educação, Criciúma, v. 9, n. 3, ago/dez. 2020.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Escrita acadêmica: arte de assinar o que se lê. In: COSTA, Marisa Vorraber; BUJES, Maria Isabel Edelweiss (orgs.). Caminhos investigativos III: riscos e possibilidades de pesquisar nas fronteiras. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p.117-140.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In.: ___________. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004. Coleção Ditos e escritos – V. (p. 144-162).
_________________. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
_________________. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

GROS, F. Situação do curso. In: FOUCAULT, M. A Hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 613-661.

HODGES, C.; MOORE, S.; LOCKEE, B.; TRUST, T.; BOND, A. The difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, Washington, 27 mar. 2020. https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 07 fev. 2021.

LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Tradução Cristina Antunes. 1. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1998.

LOPONTE, Luciana G. Escrita de si e docência em arte: o privado e o público na formação de professoras. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uplouds/2022/educacao_e_comunicacao/Mesa_Redonda/12_46_33_mhttp://www.redeblh.fiocruz.br/media/livrodigital%20%28pdf%29%20%28rev%257-301.pdf. Acesso em: 06 de agosto de 2021.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. Universidade Federal de Pernambuco. Texto da Conferência pronunciada na 50ª Reunião do GEL – Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo, USP, São Paulo, 23-25 de maio de 2002.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Um currículo entre formas e forças. Educação, Porto Alegre, Impresso, v. 38, n. 1, pp. 49-58, jan.-abr. 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/18443 Acesso em: 05.05.2021

PÉREZ, C. L.V. Cotidiano: história(s), memória e narrativa. Uma experiência de formação continuada de professores alfabetizadoras. In: GARCIA, R. L. Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

REVEL, Judith. Dicionário Foucault. Tradução de Anderson Alexandre da Silva. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

ROPELATO, Carla Clauber da Silva; SOUZA, Roselete Fagundes Aviz de. Escrita de si: um ponto na linha do avesso. In: PRADO, G.do.V.T; SOLIGO, R (Orgs.). Porque escrever é fazer história: revelações, subversões e superações. Campinas – SP: Alínea, 2007. p. 83-92

SANTOS, B. de S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SANTOS, E. dos; LIMA, I. de S.; SOUSA, N. J. de. “Da noite para o dia” o ensino remoto: (re)invenções de professores durante a pandemia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 16, p. 1632-1648, Edição Especial, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9178. Acesso em: 01 fev. 2021.

SILVA, E.Q. Ideário da morte no Ocidente: a bioética em uma perspectiva antropológica crítica. Revista bioética, n. 27 (1), 2019.

VAZ, T. Docência em deriva: atravessamentos de um ‘devir professor’. In: IX ANPED SUL, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1243/790 Acesso em: 10 fev. 2021.

VAZ, T. Como libertar-se do bom professor? Aprendizagens por espreitas, interrogações e encontros. Revista ClimaCom, Coexistências e Cocriações. ano 8, n. 20, 2021. Disponível em: como-libertar-se-TAMIRIS.pdf (mudancasclimaticas.net.br). Acesso em: 23 jan. 2022.

ZANI, Tina. A poesia na ação poética de escrita de cartas. In: Linha mestra, n. 36, pp.116-9, 2018.
Publicado
2024-07-01
Como Citar
OLIVEIRA, Caroline Barroncas de; AIKAWA, Mônica Silva; COSTA, Mônica de Oliveira. MURMÚRIOS EPISTOLARES DE UM PROFESSORAR QUE ENSINA CIÊNCIAS EM TEMPOS DE COVID-19. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 23, n. 37, p. e24011, jul. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3768>. Acesso em: 02 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3768.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##