VAMOS FALAR DE VIDA NA BIOLOGIA? UM CONVITE PARA ABRIR AS NOSSAS AULAS AO QUE NOS CATIVA

Resumo

Este relato autobiográfico foi escrito a partir de causos, que procuram apresentar as concepções de seu autor acerca do processo de ensino e aprendizagem e formação docente de professores de ensino de Ciências e Biologia. Essas concepções se originam de uma percepção de que há uma perpetuação de um ensino de Biologia, enciclopédico, descritivo, e, portanto, sem vida. Para contrapor essa abordagem recorrente da biologia escolar, esses causos trazem situações em que sujeitos encontraram oportunidades para se identificar como seres singulares, com vivências e experiências, que podem e devem ser compartilhadas em salas de aulas. São exemplos, que evidenciam a busca de um processo formativo, que se abre para novas possibilidades de se compreenderem a vida, os seres vivos e os territórios.

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Publicado
2024-07-01
Como Citar
RODRIGUES E SILVA, Fábio Augusto. VAMOS FALAR DE VIDA NA BIOLOGIA? UM CONVITE PARA ABRIR AS NOSSAS AULAS AO QUE NOS CATIVA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 23, n. 37, p. e24024, jul. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3767>. Acesso em: 06 dez. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3767.

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