PESQUISAS (AUTO)BIOGRÁFICAS E SUBJETIVAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Resumo
As pesquisas (auto)biográficas têm feito grandes promessas à formação docente e tornaram-se centrais nas disputas por significação da docência. O objetivo aqui foi investigar processos de subjetivação em pesquisas autobiográficas de docentes de Ciências. A metodologia, de inspiração foucaultiana, contemplou leitura, descrição e problematização de narrativas autobiográficas oriundas de três teses de doutoramento. Os resultados evidenciam diferentes discursos e elementos discursivos a demandar e produzir posições de sujeito na docência em Ciências. O/a docente que emerge do material analisado é um sujeito tornado possível a partir de múltiplas posições: autoetnógrafo, aprendente, consciente, esperançoso, resiliente, fênix, convertido, mediador, desejador de êxito, messiânico, pesquisador inovador, autopoiético. Conclui-se ser produtivo focalizar discursos operantes em processos de subjetivação, exercício que possibilita “ver e dizer” conexões entre o (auto)biográfico e a docência em pesquisas voltadas à renovação e reinvenção do ensinar.
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