PESQUISAS (AUTO)BIOGRÁFICAS E SUBJETIVAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Resumo

As pesquisas (auto)biográficas têm feito grandes promessas à formação docente e tornaram-se centrais nas disputas por significação da docência. O objetivo aqui foi investigar processos de subjetivação em pesquisas autobiográficas de docentes de Ciências. A metodologia, de inspiração foucaultiana, contemplou leitura, descrição e problematização de narrativas autobiográficas oriundas de três teses de doutoramento. Os resultados evidenciam diferentes discursos e elementos discursivos a demandar e produzir posições de sujeito na docência em Ciências. O/a docente que emerge do material analisado é um sujeito tornado possível a partir de múltiplas posições: autoetnógrafo, aprendente, consciente, esperançoso, resiliente, fênix, convertido, mediador, desejador de êxito, messiânico, pesquisador inovador, autopoiético. Conclui-se ser produtivo focalizar discursos operantes em processos de subjetivação, exercício que possibilita “ver e dizer” conexões entre o (auto)biográfico e a docência em pesquisas voltadas à renovação e reinvenção do ensinar.

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Publicado
2024-07-01
Como Citar
MAKNAMARA, Marlécio. PESQUISAS (AUTO)BIOGRÁFICAS E SUBJETIVAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 23, n. 37, p. e24021, jul. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3760>. Acesso em: 02 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3760.

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