O CUIDADO DE SI PARA UMA DOCÊNCIA AMOROSA
Resumo
Numa proposta de pesquisa narrativa autobiográfica, este estudo apresenta uma reflexão acerca de como o cuidado de si pode contribuir para uma docência amorosa. As inquietações do meu vivido possibilitaram-me um movimento pelo campo do cuidado de si e do amor na experiência comigo mesma e com meus alunos, dialogando com Foucault, bell hooks[1], Bauman e Boff. O Cuidado de si (epimeléia heautoû) precisa ser entendido como um modo de vida que conduz à formação do sujeito por ele mesmo, conhecendo-se, cuidando-se e vendo o amor como um atributo de transformação da sociedade. A partir das narrativas de situações de sala de aula concluí que o sujeito, ao despertar-se para o cuidado de si, é movido a olhar para seu interior e conceber que está imerso nas relações que estabelece consigo mesmo e com os outros e, a partir daí, pode se modificar. Nesse pensar me vi ocupando uma posição significativa na vida do aluno, e a escola se tornando um espaço propício para, a partir do cuidado de si, construir e fortalecer os laços amorosos na docência.
Referências
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; PRADO, Guilherme do Val Toledo; ARAÚJO, Mairce da Silva. Sobre pesquisaformação, itinerários e diálogos. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 25, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.37. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/22262. Acesso em: 05 mar. 2024.
HOOKS, bell. Tudo sobre o amor: Novas perspectivas. Tradução de Stephanie Borges. 1. ed. São Paulo: Elefante editora, 2021.
BOFF, Leonardo. Princípio de compaixão e cuidado. Petrópolis: Vozes, 2000.
BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano - compaixão pela terra. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do sujeito. Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos. Ética, sexualidade, política. Tradução de Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.