A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: ALGUMAS DISCUSSÕES TEÓRICAS

Resumo

Este artigo discute a prática na formação docente e sua importância para as discussões associadas a Prática como Componente Curricular (PCC), na formação inicial de professores, em especial, a formação de professores de Matemática. A PCC, visa possibilitar a integração entre a prática na formação docente, para além do estágio obrigatório. No entanto, a implementação da PCC tem sido um desafio devido à falta de especificidade e clareza nas diretrizes curriculares. O artigo examina, do ponto de vista teórico, os argumentos e compreensões conceituais de alguns referenciais, tais como Nóvoa, Dewey, Schön, Garcia, Pérez Gómez e Sánchez Vázquez, associados a prática e como ela pode ser vista ou correlacionada com uma espécie de práxis, integrando teoria e prática, em uma perspectiva dialógica. A perspectiva metodológica assumida é a de uma revisão da literatura, de base teórica, em que se destaca, ao final, a necessidade de superar a dicotomia entre teoria e prática na formação de professores, em busca de perspectiva integrativa envolvendo aspectos curriculares associados a conhecimentos específicos e pedagógicos, diretamente vinculados à natureza formativa dos professores. Assim, concluímos que a PCC pode ser pensada em um espaço para que ocorra trocas e articulações entre teoria e prática, possibilitando assim, aos futuros professores, situações experienciais na qual seja possível um ambiente de reflexão e desenvolvimento de debates, reflexões e a potencialização de um pensamento crítico, associado a profissão de docente.

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Publicado
2021-12-30
Como Citar
MAFRA, José Ricardo e Souza; GOMES, Márcia Cristina Gonçalves. A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: ALGUMAS DISCUSSÕES TEÓRICAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 16, n. 30, p. e21004, dez. 2021. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3742>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v16.n30.3742.
Seção
Artigos

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