QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Resumo

Uma Questão Sociocientífica (QSC) envolve aspectos científicos, sociais e éticos, geralmente aborda temas contemporâneos e controversos, nos quais questões científicas se entrelaçam com dilemas sociais, éticos ou morais. O presente texto é resultado de um estudo que objetivou analisar se as percepções e estratégias pedagógicas de professores de Química, da cidade de Confresa/MT, aproximam-se das Questões Sociocientíficas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de estudo de campo, realizado entre os meses de dezembro de 2021 a abril de 2022. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista (gravada com roteiro semiestruturado) com a participação de seis professores. A análise dos dados das entrevistas foi distribuída em duas categorias: Estratégias pedagógicas adotadas e mudanças pretendidas e Experiências pedagógicas com as QSC. O estudo mostrou que as QSC têm potencial para promover o ensino crítico e reflexivo, embora ainda seja pouco conhecida, mas já existem professores que trabalham com essa abordagem de ensino.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Em Ensino (PPGEn- IFMT-UNIC - 2021), Especialista em Ensino de Ciências (IFMT campus Confresa, 2017). Graduada em Ciências da Natureza com habilitação em Química (IFMT campus Confresa, 2014). Atuou como professor substituto do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Professora de Ciências da Natureza na Escola em Tempo Integral EEDIEB de Confresa. Foi Orientadora Pedagógica na área de Ciências da Natureza e Matemática. Atualmente é professora Técnica da Coordenadoria de Gestão Pedagógica (COPED) na DRE de Confresa. Possui experiência na área de Ensino de Química, Ensino de Ciências, Ciências da Natureza e Química.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras (2002). Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências REAMEC (2018); Foi orientadora do programa Residência Pedagógica/Capes para os cursos de Licenciatura em Biologia, Ciências da Natureza - Química e Física, no núcleo IFMT - Campus Confresa. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência docente na área de Química. Atua como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT). Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa), Diretora de Graduação na Pró-reitoria de Ensino em Cuiabá.

Referências

ANJOS, Mirian Silva dos; CARBO, Leandro. Percepções de professores de Ciências sobre o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Revista Cocar, v. 14, n. 30, Set./Dez./2020, p. 1-19.

AZEVEDO, Rosa Oliveira Martins; GHEDIN, Evandro; FORSBERG, Maria Clara da Silva; GONZAGA, Amarildo Menezes. O enfoque CTS na formação de professores de Ciências e a abordagem de questões sociocientíficas. Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, PA, v. 9, n. 18, p. 84-98, 2013.

BEZERRA JÚNIOR, Jerônimo Costa. O uso de contos na abordagem de uma questão sociocientífica no ensino de funções inorgânicas: quais são as contribuições e limitaçõespara a alfabetização científica e tecnológica dos alunos? 2019. 218 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.

BEZERRA, Bruna Herculano da Silva. Abordagem de questões sociocientíficas: buscando relações entre diferentes modos de pensar e contextos em estudos sobre fármacos e automedicação no ensino de química. 2018. 289 f. Tese (Doutorado em Ensino das Ciências) Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Parecer CNE/CP de Nº 2, de 20 de dezembro de 2019 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília: MEC, 2020.

BRITTO, Daniella Maria Coelho de; MELLO, Irene Cristina de. Ensino de Ciências na era da pós-verdade: considerações acerca do discurso presente em fake news. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e22002, 2022.

CABRAL, Carla Giovana; PEREIRA, Guilherme Reis. Módulo Introdução aos estudos CTS. Natal - RN, 2012.

CONRADO, Dália Melissa; NUNES-NETO, Nei (Org.). Questões sociocientíficas fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. Salvador: EDUFBA, 2018.

CORTEZ, Jucelino; DEL PINO, José Claudio. O enfoque CTS nos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza. Revista Signos, [S.l.], v. 40, n. 2, dez. 2019.

GENOVESE, Cinthia Leticia de Carvalho Roversi; GENOVESE, Luiz Gonzaga Roversi; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco de. Questões sociocientíficas: origem, características, perspectivas e possibilidades de implementação no ensino de ciências a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 15, n. 34, p. 08-17, dez. 2019.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARTÍNEZ PÉREZ, Leonardo Fabio; CARVALHO, Washington Luiz Pacheco. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 03, p. 727-741, jul./set. 2012.

MARTÍNEZ PÉREZ, Leonardo Fabio. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologia, autonomia e formação de professores. São Paulo: Editora Unesp, 2012.

MARTÍNEZ PÉREZ, Leonardo Fábio. Cuestiones sociocientíficas en la formación de profesores de ciencias: aportes y desafíos. Rev. Fac. Science. Tecnol., Bogotá, n. 36, p. 77-94, julho 2014.

MARTÍNEZ PÉREZ, Leonardo Fabio. A Abordagem de questões sociocientíficas na formação continuada de professores de Ciências: contribuições e dificuldades. 2010. 351f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2010.

MACHADO, Aniara Ribeiro; LAMBACH, Marcelo; MARQUES, Carlos Alberto. Formação permanente de professores de Química – contribuições da perspectiva dialógica problematizadora. Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, n.33. 2013.

MESQUITA, Denny William de Oliveira. Contexto e realidade amazônica: questões sociocientíficas na formação continuada de professores de Ciências/Química. 2017. 247 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2017.

RIBEIRO, Katia Dias Ferreira. Questões sociocientíficas e a formação docente em uma perspectiva crítica. [ebook]. 1º ed. Cuiabá-MT: EdUFMT, 2021.

RIGUE, Fernanda Monteiro; CORRÊA, Guilherme Carlos. Uma genealogia da didática pelo viés da formação inicial de professores de Química no Brasil. Acta Scientiarum. Education, v. 43, n. 1, p. Ed. 57322, 29 nov. 2021.

SILVA, Guilherme Balestiero da. Leitura da história em quadrinhos "Trinity" por licenciandos em química: exercício da argumentação e da sensibilidade moral por meio de questões sociocientíficas. 2019. 297 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Química) - Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia), Universidade de São Paulo. São Paulo.

SOARES, Elisete Martins. Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências: contribuições para a aprendizagem científica crítica. 2018. 130 f. Dissertação. (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cuiabá, 2018.

SOLBES, Jordi. Cuestiones socio-científicas y pensamiento crítico: Una propuesta para cuestionar las pseudociencias. Rev. Fac. Science Tecnol., Bogotá, n. 46, p. 81-99, Dec. 2019.
Publicado
2022-07-30
Como Citar
BORGES, Jéssica de Oliveira Andrade; ALVES, Ana Claudia Tasinaffo. QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 17, n. 31, p. e22003, jul. 2022. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3741>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v17.n31.3741.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##