ENCONTROS E ESTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORES/AS FORMADORES/AS DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS NATURAIS

Resumo

Este texto mobiliza escritas autobiográficas que, por meio de estórias, tramam docência-pesquisa-vida-educação com as ciências naturais. Parte-se de experiências e das vivências das autorias do artigo para fabular caminhos que percorrem a pesquisa, a docência e a formação de professores/as no campo da educação em ciências naturais. Narrativas ficcionadas dimensionam e fabulam acontecimentos, potencializando a atenção e o cuidado com as docências e as pesquisas que atravessam as vidas permeadas pela educação. Emerge da escrita a potência dos vínculos e encontros alegres como elos de pensamento e vida que permitem pensar, com desejo e vontade, a invenção de relações com/no mundo a partir das ciências naturais. Percebe-se, enfim, a relevância da experiência coletiva, cuidadosa e atenta como horizonte para composição e invenção de possíveis nos pensamentos, territórios e práticas envolvendo ciências, vida e educação.

Referências

CORAZZA, S. M. O que se transcria em educação? Porto Alegre: Doisa, 2013.
COCCIA, E. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

COCCIA, E. Metamorfoses. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2020.

CORRÊA, G. C. O que é a escola? In: OLY PEY, M. (org.). Esboço para uma história da escola no Brasil. Rio de Janeiro: Achiamé, 2000.

DALMASO, A. C.; RIGUE, F. M. O convite da Atenção e seus Efeitos em Educação: entre labirintos, feitiçarias e cuidados. In: NEUSCHARANK, A.; HALBERSTADT, I. A.; ZANATTA, J. M. Z. (Orgs.). Possibilidades... Aprendizagens, experiências e gestão na educação. Beau Bassin: Novas Edições Acadêmicas, p. 19-40, 2020.

DALMASO, A. C.; RIGUE, F. M.; SALES, T. A. Ciências, diferença e Educação: experimentações, possibilidades. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, v. 5, p. 11-13-13, 2023.

DELEUZE, G.; PARNET, C. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DELEUZE, G. Proust e os Signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2019. (v. 1).

DUFOURMANTELLE, A. Potências da suavidade. São Paulo: N-1 Edições, 2022.

FAUSTO, J. A Cosmopolítica dos Animais. São Paulo: N-1 Edições, 2020.

FOUCAULT, M. Filosofia, diagnóstico do presente e verdade. Ditos e Escritos X. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

FONSECA, C.; CASTRO, L.; FIRMEZA, Y. Abrindo picadas em um vocabulário para catástrofes. In: FIRMEZA, Y. et al. Composto escola: comunidades de sabenças vivas. São Paulo: N-1 Edições, 2022.

HARAWAY, D. Ficar com o problema: fazer parentes no Chthluceno. São Paulo: N-1 Edições, 2023.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, jul./dez. 2011.

LAPOUJADE, D. As existências mínimas. São Paulo: N-1 Edições, 2017.

ANSART, P. Ideologia, conflito e poder. Rio de Janeiro: Vozes, p. 22, 1978.

RIGUE, F. M. Genealogia do Ensino de Química no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação). 149 f. Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2017.

RIGUE, F. M. O acesso ao corpo mínimo e os processos educacionais: tomos-vacúolos de uma escrita-oficina. In: RIGUE, F. M. Rizomas em Educação. Veranópolis: Editora Diálogo Freireano, 2021, p. 13-28.

RIGUE, F. M.; SALES, T. A. Entre humanos e não-humanos: o que pode a Educação em Ciências? In: SANTOS, S. P.; MARTINS, M. M. Gêneros e sexualidades em redes: conversas com/na educação em ciências e biologia. Uberlândia: Culturatrix, p. 99-110, 2022.

RIGUE, F. M.; SALES, T. A. Cartas-conselhos para um devir-educador/a. Perspectiva em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 10, p. 294-310, 2023.

RIGUE, F. M.; SALES, T. A.; DALMASO, A. C. Seleção e análise de livros didáticos para o Ensino de Química: concepções de futuros/as professores/as em foco. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 13, p. 1, 2022.

RIGUE, F. M.; SALES, T. A.; DALMASO, A. C. Metaformoses em Emanuele Coccia: composições para habitar a educação e a formação docente. Educação e Filosofia (Online), v. 37, p. 1465-1496, 2024.

ROLNIK, S. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 241-251, 1993.

ROLNIK, S. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2016.

ROLNIK, S. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. 2. ed. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

SALES, T. A. Entre vazios e cheios: cartografias da anorexia. Ecos: Estudos Contemporâneos da Subjetividade, Niterói, v. 11, n. 2, p. 233-250, 2022a.

SALES, T. A. Outras biologias: cartografias da comida. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação), 64 f. Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.

SALES, T. A. Educações menores em HIV/aids: o que pode a educação em ciências e biologia em cartografias audiovisuais? 187 f. Tese (Doutorado em Educação), 187 f. Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022.

SALES, T. A. Travessias em poéticas virais. Revista Feminismos, Salvador, v. 10, n. 1, 2022c.
SALES, T. A.; CARVALHO, D. F. Devir-comida: corpo, afetos e educações em encontros gustativos. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 13, n. 38, 2022.

SALES, T. A.; ESTEVINHO, L. F. D. Cartografias de vida-e-morte em territórios pandêmicos: marcas-ferida, necro-bio-políticas e linhas de fuga. Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. 275-293, 2021.

SALES, T. A.; RIGUE, F. M. Andarilhar pandêmico em foto-poéticas rizomáticas. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 5, n. 4, p. 306–323, 2021.

SALES, T. A.; RIGUE, F. M. Derivas entre a ciência, a vida e a educação: modos de aprender em movimento. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, UFSM/RS, v. 16, p. 01-18, 2023.

SALES, T. A.; DALMASO, A. C.; RIGUE, F. M. Ciência. Vida. Educação. ClimaCom Cultura Científica, v. 10, p. 1-9, 2023.

SALES, T. A.; RIGUE, F. M. Diversidade, Direitos Humanos e Direito à Vida no ensino de Ciências Naturais. Bio-grafía, v. 16, p. 1-11, 2022b.

SALES, T. A.; RIGUE, F. M. Aprendendo com as plantas: devires, sabedorias vegetais e lampejos à educação em ciências. ClimaCom Cultura Científica, v. 9, p. 1-14, 2022a.

SALES, T. A. ; RIGUE, F. M. Entre o cuidado de si e o bem viver: porvires possíveis para a vida e a educação em meio às pedagogias pandêmicas. Humanidades & Inovação, v. 9, p. 111-128, 2022c.

SALES, T. A.; RIGUE, F. M.; DALMASO, A. C. Modos de Habitar o Mundo: uma educação em ciências com/em meio à/pela vida. Educação & Realidade, v. 48, p. 1-24, 2023.

SIQUEIRA, J. Conhecer com vontade: entrevista com Guilherme Corrêa. Brasil, 11 ago. 2009. 1 vídeo (4:32 mim). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pJRu3kN-Mp4. Acesso em: 29 fev. 2024.

OLIVEIRA, C.; COSTA, M.; AIKAWA, M. Retrato da autobiografia enquanto coisa. ClimaCom Cultura Científica, Campinas, ano 10, n. 24, mai. 2023.
Publicado
2024-07-01
Como Citar
RIGUE, Fernanda Monteiro; SALES, Tiago Amaral. ENCONTROS E ESTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORES/AS FORMADORES/AS DE PROFESSORES/AS DE CIÊNCIAS NATURAIS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 23, n. 37, p. e24016, jul. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3719>. Acesso em: 02 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3719.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##