ESPAÇOS NÃO FORMAIS: ENVOLVIMENTO DOS LICENCIANDOS NA ALFABETIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Resumo

A transformação da educação pelo avanço digital traz novas perspectivas de ensino e aprendizado, mas também apresenta desafios como a propagação de desinformação e sensacionalismo. A crescente demanda por conhecimento científico na internet destaca a importância da educação não formal. Este estudo, conduzido por meio de uma abordagem qualitativa e exploratória a partir de uma disciplina oferecida ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública, foca na divulgação e alfabetização científica. O objetivo é desenvolver indicadores de qualidade para vídeos de curta duração, abrangendo aspectos visuais e sonoros, roteiro e seus conteúdos científicos, aspectos institucionais e sobre os divulgadores. Esses indicadores podem auxiliar os professores a reconhecer e analisar a eficácia dos materiais de vídeo para o ensino de Ciências e no combate ao negacionismo científico e à desinformação

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Publicado
2023-07-30
Como Citar
FANFA, Michele de Souza; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de. ESPAÇOS NÃO FORMAIS: ENVOLVIMENTO DOS LICENCIANDOS NA ALFABETIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 20, n. 34, p. e23013, jul. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3672>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v20.n34.3672.

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