A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre a Educação Matemática enquanto campo profissional e científico e suas possíveis contribuições para a formação inicial do professor de matemática. Justifica-se pelas necessidades exigidas nos documentos, planos e exames governamentais (PCN, BNCC, LDB, PNLD e, em parte, o ENEM) no que se refere às orientações, parâmetros, competências e habilidades voltadas para o processo de ensino e aprendizagem de matemática. A pergunta norteadora desta investigação está definida como: Em que termos a Educação Matemática mostra-se importante e necessária para a formação inicial do professor de matemática? Tomamos como encaminhamentos metodológicos análises bibliográficas que dissertam acerca de pontos que julgamos pertinentes sobre a Educação Matemática; seus objetivos, concepções, amplitudes, preocupações e objetos de estudo, bem como estudos que contemplam a formação primeira do professor de matemática. Os indícios de resultados desta pesquisa, obtidos a partir da discussão teórica sobre a formação do professor de matemática com relação às exigências governamentais, apontam para uma nova fase da educação matemática, fase esta referente à necessidade de educadores matemáticos nas escolas brasileiras.

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Publicado
2021-12-30
Como Citar
COSTA, Dailson Evangelista; MORAES, Mônica Suelen Ferreira de; GONÇALVES, Tadeu Oliver. A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 16, n. 30, p. e21003, dez. 2021. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3714>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v16.n30.3714.
Seção
Artigos

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