EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PEDAGOGIA GUARANI E KAIOWÁ SOB A DOCÊNCIA DE ÑANDERU E ÑANDESY

Resumo

O objetivo desta pesquisa é evidenciar, numa perspectiva de contracolonização na/para Educação Popular em Saúde, a organização da gestão institucional a partir do Sistema Único de Saúde, na estrutura do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) e suas influências na gestão popular, tradicional e ancestral, no que se refere à atenção ao direito à Equidade em Saúde junto aos povos Guarani e Kaiowá. A metodologia envolve a escuta da escrita das vozes Guarani e Kaiowá em território acadêmico e ancestral, além de uma narrativa autobiográfica de minha experiência[1] como trabalhadora do SUS nos períodos de 2016 a 2021 e sob docência de ñanderu e ñandesy. Como educanda no processo de caminhada (oguata) em espaços de expressão de luta com os povos Guarani e Kaiowá, vivenciei, ainda, outras epistemes e pedagogias de cuidado com o corpo-território. Trago, assim, uma reflexão-ação-reflexão (práxis) de que é preciso mudar o caminho (oguata pyahu) por meio dos saberes e das vozes ancestrais, porque aprendi “que o mato e a reza também cuidam, não é só o remédio do postinho”.

Referências

ALBUQUERQUE, Carla Pontes de. Educação Popular e Decolonialidade: resistência, reexistências e potências para um cuidado inclusivo na saúde e projetos coletivos para um “Bem Viver”. Interface, 2021. Disponível em: . Acesso em: 26 fev. 2024.

BISPO, Antônio dos Santos. A terra dá, a terra quer. Antônio Bispo dos Santos; imagens de Santídio Pereira. São Paulo: Ubu Editora/PISEAGRAMA, 2023. 112 p.

BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde, 2002. 40p. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_saude_indigena.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2024.

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. 1990a. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em: 10 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Lei nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990. 1990b. Brasília, v. 128, n. 249, dez. 1990. p.25694-25695. Disponível em: < https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/0212.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2024.

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Acrescenta dispositivos à Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, que "dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências", instituindo o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS (PNEPS-SUS). Brasília: Ministério da Saúde; 2013. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html>. Acesso em: 20 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Distrito Sanitário Especial Indígena. Documento SEI /MS 0034431468 – Relatório Situacional do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena Mato Grosso do Sul. Brasília, DF, 7/7/2023. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Especial de Saúde Indígena. Composição SESAI. Brasília, DF, 2024. Disponível em; https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sesai. Acesso em: 14 jan. 2024.

CORREA, Célia Nunes; XAKRIABÁ, Célia. O barro, o genipapo e o giz no fazer epistemológico de autoria Xakriabá: reativação da memória por uma educação territorializada. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável). Centro de Desenvolvimento Sustentável. Universidade de Brasília, 2018. Disponível em: < https://acervo.socioambiental.org/index.php/acervo/tesesdissertacoes/o-barro-o-genipapo-e-o-giz-no-fazer-epistemologico-de-autoria-xakriaba>. Acesso em: 10 jan. 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 20. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

GALLOIS, Dominique Tilkin. Cultura “indígena” e sustentabilidade: alguns desafios. Tellus, p. 29-36, 2005. Disponível em: < https://www.tellus.ucdb.br/tellus/article/view/93/100>. Acesso em: 13 jan. 2024.

GALLOIS, Dominique Tilkin. Terras ocupadas? Territórios? Territorialidades. Terras indígenas e unidades de conservação da natureza: o desafio das sobreposições. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2004. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2024.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Ministério do Planejamento e Orçamento. Censo Demográfico 2022: indígenas primeiros resultados do universo/IBGE. Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: < https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102018.pdf >. Acesso em: 10 jan. 2024.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Editora: Companhia das Letras, 2019.

KUÑANGUE ATY GUASU. Intolerância religiosa, racismo religioso e casas de rezas Kaiowá e Guarani queimadas – Relatório. Dourados, MS, Fev/2022. Disponível em: < https://www.kunangue.com/_files/ugd/c27371_b2d7f59494b140cbbf59866252dc5ca1.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2024.

KUÑANGUE ATY GUASU. Relatório Final XI Kuñangue Aty Guasu, Grande Assembleia das Mulheres Guarani e Kaiowá de MS – Em memória de Damiana Cavanha. Dourados, MS, 2023-2024. Disponível em: . Acesso em: 15 jan. 2024.

LANGDON, Esther Jean. Os diálogos da antropologia com a saúde: contribuições para as políticas públicas. Ciência & Saúde Coletiva. Florianópolis, SC: UFSC, 2014. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/csc/a/LTydTDcRy9FK3b68mvshPdy/?lang=pt&format=pdf>. Acesso em: 9 set. 2023.

PEREIRA, Lucia. As políticas públicas para a saúde indígena e a política de saúde das mulheres kaiowá da reserva de Amambai, MS: aproximações e impasses. 2021. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, 2020.

PULGA, Vanderléia Laodete; DANTAS, Vera Lucia de Azevedo; BONATTO, Osvaldo Peralta; MATIELO, Etel; FERLA, Alcindo Antônio. Educação popular, equidade e saúde: dispositivos pedagógicos e práticas lúdicas de aprendizagem na saúde: a caixa de ferramentas nas relações de ensino e aprendizagem. 2020. Disponível em: < https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/51826 >. Acesso em: 26 jun. 2023.

SANTOS, Milton. O dinheiro e o território. GEOgraphia, v. 1, n. 1, p. 7-13, 1999. Disponível em: < https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13360/8560 >. Acesso em: 29 dez. 2023.
SILVA, Mariana Pereira. Entre vivências e narrativas de Jarýi – parteiras de Amambai/MS e AIS do Posto de Saúde Bororó II/MS. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Brasil, 2013.
Publicado
2024-07-01
Como Citar
RODRIGUES, Paula Aparecida dos Santos; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira. EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PEDAGOGIA GUARANI E KAIOWÁ SOB A DOCÊNCIA DE ÑANDERU E ÑANDESY. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 23, n. 37, p. e24015, jul. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3713>. Acesso em: 06 dez. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3713.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##