EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PEDAGOGIA GUARANI E KAIOWÁ SOB A DOCÊNCIA DE ÑANDERU E ÑANDESY

  • Paula Aparecida dos Santos Rodrigue Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS, Brasil
  • Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, MS, Brasil http://orcid.org/0000-0002-4803-5806

Resumo

O objetivo desta pesquisa é evidenciar, numa perspectiva de contracolonização na/para Educação Popular em Saúde, a organização da gestão institucional a partir do Sistema Único de Saúde, na estrutura do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) e suas influências na gestão popular, tradicional e ancestral, no que se refere à atenção ao direito à Equidade em Saúde junto aos povos Guarani e Kaiowá. A metodologia envolve a escuta da escrita das vozes Guarani e Kaiowá em território acadêmico e ancestral, além de uma narrativa autobiográfica de minha experiência[1] como trabalhadora do SUS nos períodos de 2016 a 2021 e sob docência de ñanderu e ñandesy. Como educanda no processo de caminhada (oguata) em espaços de expressão de luta com os povos Guarani e Kaiowá, vivenciei, ainda, outras epistemes e pedagogias de cuidado com o corpo-território. Trago, assim, uma reflexão-ação-reflexão (práxis) de que é preciso mudar o caminho (oguata pyahu) por meio dos saberes e das vozes ancestrais, porque aprendi “que o mato e a reza também cuidam, não é só o remédio do postinho”.

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Publicado
2024-07-01
Como Citar
RODRIGUE, Paula Aparecida dos Santos; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira. EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA PEDAGOGIA GUARANI E KAIOWÁ SOB A DOCÊNCIA DE ÑANDERU E ÑANDESY. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 23, n. 37, p. e24015, jul. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3713>. Acesso em: 02 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v23.n37.3713.

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