CAMINHOS E DESAFIOS NO BOSQUE DA CIÊNCIA/INPA: PERCEPÇÃO DOS PESQUISADORES E GESTORES

Resumo

Este estudo investigou a concepção e organização do Bosque da Ciência — parque temático do INPA em Manaus —, através da análise das perspectivas dos servidores responsáveis. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo qualitativo, e revelou uma profunda valorização da educação ambiental como pilar das atividades do parque. Por outro lado, evidenciou-se uma divergência entre as abordagens administrativa e científica, indicando a necessidade de aprimorar a comunicação e a integração entre essas áreas. Com base nas análises, este estudo propõe medidas para fortalecer o processo de divulgação científico-ambiental no Bosque da Ciência, incluindo o fortalecimento da comunicação interna, a capacitação continuada dos servidores, a elaboração de um plano estratégico de divulgação, a ampliação da participação da comunidade científica e a avaliação periódica das atividades. Ao implementar tais medidas, o Bosque da Ciência poderá fortalecer seu papel como referência regional em educação ambiental e na difusão do conhecimento científico, contribuindo para a construção de uma sociedade mais engajada na ciência e na conservação ambiental.

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Publicado
2022-11-30
Como Citar
SANTOS, Saulo Cézar Seiffert; CUNHA, Márcia Borin da. CAMINHOS E DESAFIOS NO BOSQUE DA CIÊNCIA/INPA: PERCEPÇÃO DOS PESQUISADORES E GESTORES. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 18, n. 32, p. e22018, nov. 2022. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3705>. Acesso em: 22 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v18.n32.3705.
Seção
Artigos

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