POR ENTRE PROCESSOS DE RECONHECIMENTO: VIVÊNCIAS CYBERFORMATIVAS EM CIÊNCIAS

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa qualitativa de orientação fenomenológica, que tem por objetivo analisar as dinâmicas de processos de reconhecimentos experienciadas por discentes de Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática no contexto de vivências cyberformativas. A produção de dados se deu, de forma remota, durante o ano de 2021, no âmbito do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática da Universidade Federal do Maranhão, no decorrer das atividades do componente curricular “Metodologias do Ensino de Ciências e Matemática nas Escolas do Campo”. Fundamentadas nas ideias de Paul Ricoeur, analisamos as narrativas, verbais e não verbais produzidas. Apresentamos, então, três processos de reconhecimento: o reconhecimento-identificação, o reconhecimento de si mesmo e o reconhecimento do outro, com especial atenção voltada ao segundo processo mencionado.

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Publicado
2024-02-20
Como Citar
ARANHA, Carolina Pereira; DALCIN, Andréia. POR ENTRE PROCESSOS DE RECONHECIMENTO: VIVÊNCIAS CYBERFORMATIVAS EM CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 22, n. 36, p. e24004, fev. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3698>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v22.n36.3698.

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