O DISCURSO ARGUMENTATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E SUSTENTABILIDADE POR MEIO DE JÚRI SIMULADO

  • César Augusto Trindade Marques Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil
  • Sebastião Rodrigues Moura Instituto Federal do Pará (IFPA), Belém, Pará, Brasil http://orcid.org/0000-0003-4254-6960

Resumo

Nesta pesquisa, buscamos compreender a construção do discurso argumentativo de estudantes do Ensino Médio mobilizada por questões socioambientais e sustentabilidade, por meio de um júri simulado no ensino de Ciências na perspectiva da educação ambiental crítica. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede privada no município de Canaã dos Carajás, Pará, Amazônia, Brasil, na série inicial do Ensino Médio, na disciplina de Sustentabilidade, em três momentos: apresentação do tema “o uso de agrotóxicos”; organização da classe em três grupos de estudo; e, desenvolvimento do júri. Assumimos a pesquisa narrativa, dadas as interrelações de experiências entre os pesquisadores e os estudantes-colaboradores, tratadas à luz da análise textual discursiva. Os resultados apontam para a construção do discurso argumentativo sobre sustentabilidade, associação da temática ao ensino de ciências e argumentações complexas, as quais destacamos suas relações com um processo formativo crítico-reflexivo frente às questões socioambientais e de sustentabilidade

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Publicado
2024-04-25
Como Citar
MARQUES, César Augusto Trindade; MOURA, Sebastião Rodrigues. O DISCURSO ARGUMENTATIVO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E SUSTENTABILIDADE POR MEIO DE JÚRI SIMULADO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 22, n. 36, p. e24008, abr. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3697>. Acesso em: 22 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v22.n36.3697.

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