DISCURSOS HETERONORMATIVOS EM LIVROS PARADIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo

Este artigo apresenta a análise de discursos heteronormativos em treze livros paradidáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de três escolas públicas municipais de Caxias, Maranhão, Brasil a partir da abordagem qualitativa documental, tendo como perspectiva teórico-metodológica os Estudos Culturais em Educação e a Análise de Conteúdo. Duas categorias de análise foram construídas e demonstraram que os discursos heteronormativos estão inscritos em representações de imagens, ilustrações e textos. Os resultados apontam que os livros paradidáticos corroboram com a generificação dos corpos, atuando como agentes normalizadores da heterossexualidade através da esfera dos papéis sociais, dos relacionamentos amorosos, das práticas esportivas, das cores e dos brinquedos. Desse modo, demonstra-se como as narrativas dos livros paradidáticos buscam fixar, legitimar e cristalizar a heterossexualidade, assumindo uma perspectiva essencialista, baseada na polaridade dos gêneros e atravessada por aspectos que classificam como abjetas, ilegítimas e anormais manifestações que destoam do padrão estabelecido para a sexualidade

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Publicado
2024-03-10
Como Citar
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; GOMES, Fernando Lucas da Silva; GOMES, Alteney José Souza. DISCURSOS HETERONORMATIVOS EM LIVROS PARADIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 22, n. 36, p. e24005, mar. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3694>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v22.n36.3694.

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