AS RELAÇÕES E FORMAS DE OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS INTERNÍVEIS NA ATUAÇÃO DOCENTE DOS IF

Resumo

O Instituto Federal é um espaço complexo em virtude das suas várias transformações a reconfiguração como a influência da lei 11.892/2008 que permitiu aos professores lecionar em diferentes níveis e modalidades. Nesse sentido, objetiva-se discutir as relações e formas de ocupação dos espaços interníveis pelo professor formador da licenciatura em química do IFPI no seu respectivo campus. A Metodologia Comunicativa Crítica (MCC) foi utilizada para identificar o elemento obstacularizador e transformador na ocupação do espaço interníveis. Foi realizado uma entrevista semi-estruturada com quatorze professores de química dos cinco campi do IFPI. Os resultados sinalizam a alta carga horária, a diversidade de níveis e modalidades como barreiras na ocupação do espaço interníveis. Todavia, a experiência proveniente desse espaço foi identificada como elemento de transformação contribuindo para os saberes experienciais docentes dos formadores. Para os professores que atuam no internível foi identificado o perfil plural, versátil e adaptável mediante suas experiências no trabalho. Os espaços interníveis do IF apresenta diversidade e riqueza para a ampliação do olhar do professor para a profissão por isso precisa ser melhor investigado

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Publicado
2024-02-10
Como Citar
SILVA, Francisca das Chagas Alves da; MESQUITA, Nyuara Araújo da Silva. AS RELAÇÕES E FORMAS DE OCUPAÇÃO DOS ESPAÇOS INTERNÍVEIS NA ATUAÇÃO DOCENTE DOS IF. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 22, n. 36, p. e24003, fev. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3693>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v22.n36.3693.

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