AUTORIA REFLEXIVA COLETIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA EMANCIPADOS

Resumo

Este artigo expressa parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado e possui o objetivo de investigar as relações entre o processo de Autoria Reflexiva Coletiva de programas de ensino de Química do primeiro ano do Ensino Médio e a ampliação da autonomia emancipatória dos professores. Para tanto, realizou-se uma Pesquisa Narrativa integrada às etapas da espiral de formação da Investigação-ação crítica com um grupo de quatro professores de Química da educação básica. Os resultados foram construídos e analisados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva, com a emergência da categoria “Autonomia Docente Emancipatória dos professores-autores: vivendo a transição de modelos formativos”, permitindo defender que a produção curricular em ambientes colaborativos estimula a ampliação da autonomia docente emancipatória, na medida em que ocorre um deslocamento epistemológico da reprodução para a Autoria Reflexiva Coletiva

Referências

CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Teoría Crítica de La Enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Rocca, 1988.

CLANDININ, Jean; CONELLY, Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

CONTRERAS, Jose Domingos. La investigación en la acción. Cuadernos de Pedagogia. n. 224, p. 7-19, abril de 1994.

CONTRERAS, J. D. A autonomia de professores. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.

FRAIHA-MARTINS, France. Significação do ensino de ciências e matemática em processos de letramento científico-digital. 235f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 40ª reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Ensino de Ciências e Matemática e formação de professores: marcas da diferença. 275f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

MALDANER, Otávio Aloisio; FRISON, Marli Dallagnol. Constituição do Conhecimento de Professor de Química em Tempos e Espaços Privilegiados na Licenciatura. In: NERY, Belmayr Knopki.; MALDANER, Otávio Aloisio. (Org.) Formação de Professores: compreensões em novos programas e ações. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014, p. 43-82.

MESQUITA, J. M. Autoria Reflexiva Coletiva: reconstrução do Conhecimento Químico Escolar e Autonomia Emancipatória de professores de Química. 208f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática). Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, 2023.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3ª ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

PÉREZ-GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor – a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, A. (Org.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992, p. 93-113.

SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Concepções e alertas sobre formação continuada de professores de Química. Química Nova na Escola, n. 16, p. 15-20, 2002. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc16/v16_A05.pdf. Acessado em: 17 de fevereiro de 2024.

STENHOUSE, Laurence. La investigación como base de la enseñanza (textos selecionados por J. Rudduck e D. Hopkins). 5ª ed. Madrid: Morata, 2004.

ZEICHNER, Keneth. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: EDUCA, 1993.
Publicado
2024-01-10
Como Citar
MESQUITA, Joyce Melo; FRAIHA-MARTINS, France. AUTORIA REFLEXIVA COLETIVA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA EMANCIPADOS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 22, n. 36, p. e24002, jan. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3691>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v22.n36.3691.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##