REFLEXÃO DOCENTE NA BIOGRAFIA EDUCATIVA: (AUTO) FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJAI

Resumo

No estudo deste texto investigamos o ensino de ciências com o olhar sobre a biografia educativa de professores que ensinam ciências nos anos iniciais da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) em escolas públicas do estado do Amapá. Nossa intenção centrou-se em compreender sobre a constituição do ensino de ciências em professores a partir de suas reflexões emergidas em suas biografias educativas. Utilizamos o método investigativo pautado na pesquisa narrativa, assumimos a abordagem processual da pesquisa-formação, e a biografia educativa como instrumento. Além disso, buscamos refletir sobre um ensino de ciências próprio da e para a EJAI. Entendemos que ao conhecer e compartilhar a biografia educativa de professores, a partir da narrativa de seus itinerários de formação e docência, oportunizamos momentos de reflexão daquilo que foi vivido na perspectiva do presente, proporcionando alternativas que possam contribuir na autoformação de professores, no âmbito pessoal e profissional, e na sistematização de propostas concretas e peculiares para o ensino de ciências na EJAI.

Referências

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. e JORGE, M. Ciência, educação em ciências e ensino das ciências. (Temas de investigação 26). Instituto de Inovação Educacional. Ministério da Educação, Lisboa, 2002, 353p.

CACHAPUZ, A. et. al. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005

CALLAS, D.G. et al. Memória, aprendizagem e formação docente. Revista Diálogos Interdisciplinares, v.5, n.2, p. 213-227, 2016.

CHASSOT, Á. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, ANPEd, n. 26, p.89-100, 2003.

CHASSOT, Á. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8ª ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2018. 360p. (Coleção educação em ciências).

CARVALHO, A.M.P; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CAVAZOTTI, M.A; SILVA, B.M.C.; NEVES, V. F. Letramento de Jovens e Adultos com ênfase nas questões Socioambientais. In: 30ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2007, Caxambu. Anais da 30ª Reunião Nacional da Anped, 2007. Publicado em: 30reunião.anped.org.br/trabalhos.

CLANDININ, D. J; CONNELLY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DEWEY, J. Experiência e educação. 2 ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1976. (Atualidades Pedagógicas v.131).

DOMINICÉ, P. A formação de adultos confrontada pelo imperativo biográfico. In.: Educação e Pesquisa. São Paulo, v.32, n.2, p.345-357, maio/ago., 2006.

DOMINICÉ, P. A biografia educativa: Instrumento de investigação para a educação de adultos. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

FRANCO, F.F.; RINK, J. A identidade docente na educação de pessoas jovens e adultas: Um olhar para as trajetórias de professoras/es de Biologia. In: XII- Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências – XII ENPEC, 2019. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2019. Trabalho publicado em: http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/atas-dos-enpecs/. Acesso em: 20 de set. 2022

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 54ª ed. (ver. e atual.). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GOMES, D.C. A confluência da Educação Ambiental (EA) com a Educação Popular (EP) na alfabetização de adultos trabalhadores em cooperativa de resíduos sólidos. In: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2015, Florianópolis. Anais da 37ª Reunião Nacional da Anped, 2015. Publicado em: 37reunião.anped.org.br/trabalhos.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e a incerteza. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2006. (Coleção Questões da Nossa Época; v.77).

IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre/RS, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/fi-les/2008/09/a_tranfor2.pdf. Acesso em: 01 dez. 2019.

JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JOSSO, M-C. Caminhar para si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010a.

JOSSO, M-C. Da formação do sujeito... ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010b.

KNOWLES, M. S., The Adult Learner: The Definitive Classic in Adult Education and Human Resource Development, 6th ed. San Diego, Califórnia, USA, Elsevier, 2005. Tradução própria.

MORAES, R.; GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva. 3.ed. revista e ampliada. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. 2ª ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. ISBN 972-20-1008-5.

NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Lisboa: Porto Editora, 2000. (Coleção Ciências da Educação).

NÓVOA, A.; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

PLACCO, V.M.N. de S.; SOUZA, V.L.T. de. (Orgs.). Aprendizagem do adulto professor. Loyola: São Paulo, 2015.

SOUZA, E.C. O conhecimento de si: estágio e narrativa de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.

VASCONCELOS, Geni Amélia Nader (org.). Como me fiz professora. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

VIANA, S.C.; FRAIHA-MARTINS, F.; MESQUITA, J.M. Frestas em pesquisas sobre o Ensino de Ciências e a Educação de Jovens e Adultos: indicativos de um universo a explorar. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.18, n. 40, 2022. p. 105-122.
Publicado
2024-01-10
Como Citar
VIANA, Sirliane da Costa; FRAIHA-MARTINS, France. REFLEXÃO DOCENTE NA BIOGRAFIA EDUCATIVA: (AUTO) FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJAI. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 22, n. 36, p. e24001, jan. 2024. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3685>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v22.n36.3685.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##