"ESSE MUSEU TEM SINAL EM LIBRAS?" GLOSSÁRIO DE SINAIS DE MUSEUS PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS

Resumo

Apresentamos neste relato de experiência o desenvolvimento do Glossário Coletivo: Sinais de Museus Brasileiros, organizado pelo Grupo Museus e Centros de Ciências Acessíveis, a fim de fomentar a inclusão da comunidade surda nos museus. Lançada em setembro de 2021, a iniciativa já conta com 77 sinais de instituições de nove estados do Brasil além do Distrito Federal. Museus que utilizam sinais em Libras podem ser mais acessíveis para a comunidade surda, demonstrando que estão alinhados com as perspectivas de acessibilidade e inclusão da nova definição de "museu" do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Essas instituições são plataformas para exercício da cidadania científica e propícias para somar a luta pela inclusão e diversidade. Assim, este artigo também discute a necessidade de ampliar a acessibilidade para a comunidade surda visando o favorecimento do ensino de ciências, a divulgação científica e experiências culturais variadas. A cocriação do Glossário Coletivo pode potencializar a divulgação dos espaços científico-culturais entre a comunidade surda, convidando tanto essa população quanto às instituições a se engajarem de forma mais ativa e participativa.

Referências

ALMEIDA, C.; BRITO, F.; FERREIRA, J. R.; MASSARANI, L.; AMORIM, L. Guia de Centros e Museus de Ciências do Brasil 2015. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência; UFRJ; FCC; Casa da Ciência: Fiocruz; Museu da Vida, 2015.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Câmara dos Deputados. Brasília, 2015.

CARMO, M. P. S. Experiências museais de sujeitos surdos em três espaços de ciências do Rio de Janeiro. 2021. 258 p. Dissertação (Mestrado em Educação, Difusão e Gestão de Biociências) – Instituto de Bioquímica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

CARMO, M. P. S.; MASSARANI, L. Acessibilidade e museus de ciências: visitação de jovens surdos a três museus do Rio de Janeiro. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) [online]. 2022, v. 24, n. e39008. Disponível em: .

CAZELLI, S.; COIMBRA, C. A. Q.; GOMES, I. L.; VALENTE, M. E. Inclusão social e a audiência estimulada em um museu de ciência. Museologia e interdisciplinaridade, v. 4, n. 7, p. 203-223, 2015.

CHALHUB, T.; GOMES, M. MUSEUS COMO ATIVIDADE EDUCATIVA: o que pensam os alunos surdos sobre acessibilidade? Tendências da Pesquisa Brasileira e Ciência da Informação, ANCIB, v.11, n. 2, 2018.

GOMES, E. A.; SOUZA, V. C. A. Uma nova Inclusão para um novo tempo de aprendizagens: (Re)pensando a construção do conhecimento científico no contexto da Educação dos Surdos. XII Congresso Internacional e XVIII Seminário Nacional do INES, v.1, p.663-668, 2013.

ICOM. Nova Definição de Museu. 2022. Disponível em: https://www.icom.org.br/?page_id=2776. Acesso em: 28 mar. 2024.

HECK, G. S. Popularização da ciência e inclusão de surdos: um estudo sobre espaços museais acessíveis. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS. Guia dos Museus Brasileiros. Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2011.

MASSARANI, L.; LEÓN-CASTELLA, A.; AGUIRRE, C.; REYNOSO, E.; LINDEGAARD, L.'FERNANDEZ POLCUCH, E. Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz: RedPOP; Montevidéu: Unesco, 2015.

MASSARANI, L.; LIMA, M. S.; PATIÑO-BARBA, M. L.; AMORIM, L.; REIS, R. A.; RAMALHO, M. Guia de centros e museus de ciência da América Latina e do Caribe 2023. Rio de Janeiro: Fiocruz-COC, 2023.

MASSARANI, L.; NORBERTO ROCHA, J. Science Museums: The Brazilian Case. Em: SCHIELE, B.; LIU, X.; BAUER, M. W. (Eds.). Science Cultures in a Diverse World: Knowing, Sharing, Caring. 1. ed. Gateway East: China Science Technology Press, 2021. p. 311–324.

MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS ACESSÍVEIS. Sinal Museu do Amanhã - Rio de Janeiro - RJ. YouTube, 20 set. 2021. Glossário Coletivo: Sinais de Museus Brasileiros. MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS ACESSÍVEIS, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=82oc8iXvJIM. Acesso em: 27 mar. 2024.

NORBERTO ROCHA, J.; MASSARANI, L.; GONÇALVES, J. C.; FERREIRA, F. B.; ABREU, W. V.; MOLENZANI, A. O.; INACIO, L. G. B. Guia de Museus e Centros de Ciências Acessíveis da América Latina e do Caribe. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz: RedPOP; Montevidéu: Unesco, 2017.
Publicado
2023-12-30
Como Citar
NORBERTO ROCHA, Jessica et al. "ESSE MUSEU TEM SINAL EM LIBRAS?" GLOSSÁRIO DE SINAIS DE MUSEUS PARA A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 21, n. 35, p. e23036, dez. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3662>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v21.n35.3662.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##