MUSEUS E OBRAS DE ARTE CONTEMPORÂNEA: CAMPO DA EXPERIÊNCIA NA PESQUISA NARRATIVA E ENSINO DE CIÊNCIAS

Resumo

No entendimento de que museus são, através da experiência resgatada, intermediadores do pensamento e de novos entendimentos de mundo produzimos saberes e questionamentos acerca do ensino de ciências no museu. Mediante a metodologia narrativa e dos paradigmas da filosofia da língua de Mikhail Bakhtin assumimos a centralidade do sujeito e do diálogo, e nos aliamos à educação não formal e em museus a fim de melhor entender processos formativos interdisciplinares que articulam ciência e arte em situações de aprendizagens concretas. Neste escrito a partir do encontro de linguagens artísticas, ensino, pesquisa e extensão, que ressoa na formação inicial e continuada de educadores e no discurso eu-outro, apresentamos dialogias museais que levam a entrelaçamentos entre sensibilizações por obras de arte contemporânea com o processo de construção científica em dois museus universitários

Referências

AMORIM, Antônio Carlos Rodrigues De. Quando o currículo não existe, ele apenas acontece... Em: SANTOS, Flávia Maria Teixeira Dos; GRECA, Ileana Maria (org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. 2. ed Rev. ed. Ijuí: Unijuí, 2021. p. 123–160.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailvich. Art and Answerability: early philosophical essays. 1o ed. Austin: University of Texas Press, 1990.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes. 4ª. ed. 2003.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. 1a ed. São Paulo (SP): Editora 34, 2017.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do ato responsável. 3ª ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020.

CARVALHO, Cristina; GEWERC, Monique. A potencialidade dos museus de artes na formação de professores. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 21, n. 69, p. 539–563, 2021. Disponível em: . Aberto em: 23 Jul 2023.

CARVALHO, Daniela Franco. Museu: espaço dialógico de formação. Em Aberto, Brasília, v. 35, n. 115, 2022. p. 143-156. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5377. Aberto em: 20 Jul 2023.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e histórias na pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

COSTA, Marielle; TOLENTINO, Átila Bezerra. Educação Museal: Relações e Interconexões possíveis. Em: PRADO, Vinícius [et Al] (org.). Educação patrimonial, diversidade e meio ambiente no Distrito Federal. Brasília: IPHAN, 2022. p. 202–224.

FIGURELLI, Gabriela Ramos. Articulações entre educação e museologia e suas contribuições para o desenvolvimento do ser humano. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 111–130, 2011.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal: direitos e aprendizagens dos cidadãos (ãs) em tempos do coronavírus. Humanidades & Inovação, Tocantins, v. 7, n. 7, p. 9–20, 2020. Disponível em: . Acesso em: 18 nov 2020.

GOMEZ-MENDOZA, Yolanda. Estado da arte da educação em museus (2000-2020): demarcação de um estudo sobre processos educomunicativos em museus de ciências. Rev. Fac. Cienc. Tecnol. Bogotá, n. 52, p. 267-282, 2022. Disponível em: < http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S0121-38142022000200267&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 22 jul 2023.

GOULART, Cecilia Maria Aldigueri. Política como ação responsiva: breve ensaio acerca de educação e arte. Em: FREITAS, Maria Tereza (org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. p. 69–95.

LEITE, Mônica Regina Vieira; GATTI, Sandra Regina Teodoro. Arte e Ciência na formação de professores: um levantamento em revistas e eventos da área de ensino de Ciências (2001-2021). Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 33, n. 66, 2023. Disponível em: . Acesso em: 17 jul 2023.

LOPES, Thelma; DAHMOUCHE, Monica Santos. Arte, educação científica e política: diálogos plurais. Conhecer: debate entre o público e o privado, Ceará, v. 9, n. 23, p. 141–164, 2019. Disponível em: . Acesso em: 17 jul 2023.

MARANDINO, Martha. Perspectivas da pesquisa educacional em museus de ciências. Em: SANTOS, Flávia Maria Teixeira Dos; GRECA, Ileana Maria (org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. 2a ed Rev. ed. Ijuí: Unijuí, 2021. p. 89–122.

SOUZA, Solange Jobim E; ALBUQUERQUE, Elaine Deccache Porto E. Bakhtin e Pasolini: vida, paixão e arte. Em: FREITAS, Maria Tereza (org.). Educação, arte e vida em Bakhtin. 1a ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. p. 47–69.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLÓCHINOV, Valentin. A palavra na vida e a palavra na poesia: ensaios, artigos, resenhas e poemas. 1a ed. São Paulo: Editora 34, 2019
Publicado
2023-12-30
Como Citar
ALVES, Maria Carolina; CARVALHO, Daniela Franco. MUSEUS E OBRAS DE ARTE CONTEMPORÂNEA: CAMPO DA EXPERIÊNCIA NA PESQUISA NARRATIVA E ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 21, n. 35, p. e23030, dez. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3655>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v21.n35.3655.

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##