A PRODUÇÃO DE CARVÃO COM QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU: ALFABETIZAÇÃO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS

Resumo

Este artigo tem como tema a prática sociocultural “fazer carvão” de Quebradeiras de coco babaçu e as reflexões suscitadas para-com-na alfabetização em comunidades quilombolas. O objetivo é compreender as conexões entre conhecimentos tradicionais – “fazer carvão” e escolares em comunidades quilombolas. Trata-se de uma pesquisa etnográfica com enfoque fenomenológico, cuja revisão bibliográfica tem acento nos estudos de Merleau-Ponty, Spinoza, Deleuze, Bakare-Yusuf e Ricoeur. A etapa de campo foi realizada na Comunidade quilombola Laranjeira, em Aldeias Altas/MA. Participaram seis Quebradeiras de coco. Entre os resultados estão os saberes sobre a prática sociocultural “Fazer carvão”.  Concluímos que os saberes-fazeres-sentires de pessoas Quebradeiras de coco são artefatos culturais que podem tensionar os currículos na EJA em comunidades quilombolas

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Publicado
2023-01-15
Como Citar
OLIVEIRA, Kelly Almeida de; BURLAMAQUI, Ana Kerolaine Pinho; FERREIRA, Jhonatan Wendell Tavares. A PRODUÇÃO DE CARVÃO COM QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU: ALFABETIZAÇÃO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 19, n. 33, p. e23001, jan. 2023. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3650>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v19.n33.3650.

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