A BRINCADEIRA COMO MOBILIZADORA DE PROCESSOS COGNITIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

As instituições de Educação Infantil devem ser espaços privilegiados para o desenvolvimento integral das crianças. No entanto, a brincadeira do faz de conta, muito presente na infância, pouco tem sido percebida como um importante mobilizador de processos cognitivos indispensáveis ao desenvolvimento da criança. O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em uma escola municipal, na cidade de Juruti, estado do Pará, Brasil, com o objetivo de compreender o potencial da brincadeira do faz de conta para a mobilização de processos cognitivos, na Educação Infantil. Utilizou-se a observação direta e a observação participante como técnicas metodológicas para a obtenção de informações que compuseram a construção de dados, que foram analisados por meio de uma triangulação. Como base para as interpretações buscou-se suporte na Teoria Histórico-cultural e em bibliografias, referentes a questões de aprendizagem fundamentada em evidências da Neurociência Cognitiva, particularmente, sobre a mobilização de processos cognitivos. Os resultados obtidos permitem o entendimento de que em brincadeiras de faz de conta como, cozinhar, brincar de casinha, andar de canoa etc., a criança aciona e desenvolve processos cognitivos como a atenção, a percepção, a memória, a linguagem e a criatividade, bases do desenvolvimento infantil e da aprendizagem social e curricular

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Publicado
2022-12-30
Como Citar
LIRA, Gecenilda Neves; COSTA, Lucélida de Fátima Maia da; FIGUEIREDO, Ângela Maria Rodrigues de. A BRINCADEIRA COMO MOBILIZADORA DE PROCESSOS COGNITIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 18, n. 32, p. e22017, dez. 2022. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3649>. Acesso em: 22 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v18.n32.3649.
Seção
Artigos

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