ECOPODE: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ARTRÓPODES NO ENSINO MÉDIO

  • Cibelle Borges Henriques Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil
  • Gustavo Martins Tostes Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil.
  • Samuel Molina Schnorr Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-9326-1477

Resumo

Os jogos didáticos são subutilizados por professores, apesar de suas vantagens. Este estudo focou no ensino de artrópodes, ricos em espécies, mas muitas vezes negligenciados. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver e analisar uma proposta de sequência didática para o ensino de artrópodes no Ensino Médio tendo o jogo EcoPode como recurso didático mediador no processo de ensino e aprendizagem. Nove professores testaram e deram devolutivas sobre o jogo. Suas respostas foram categorizadas em: percepção sobre jogos como recurso didático; uso de jogos em sala de aula; aspectos positivos e negativos do EcoPode; e sugestões de melhoria. Os professores reconheceram os benefícios dos jogos, mas poucos os utilizaram antes. A maioria expressou interesse em usar o EcoPode no Ensino Médio. Aspectos estéticos, lúdicos e de construção do conhecimento foram destacados como positivos, enquanto a complexidade e o tempo de jogo foram apontados como negativos. Com base nas devolutivas, o EcoPode foi refinado e integrado em uma proposta de Sequência Didática, oferecendo um recurso mais realista para o ensino de artrópodes no Ensino Médio.

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Publicado
2022-12-30
Como Citar
HENRIQUES, Cibelle Borges; TOSTES, Gustavo Martins; SCHNORR, Samuel Molina. ECOPODE: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ARTRÓPODES NO ENSINO MÉDIO. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 18, n. 32, p. e22016, dez. 2022. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3641>. Acesso em: 22 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v18.n32.3641.
Seção
Artigos

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