“SATISFAÇÃO, NECESSIDADE E DESEJO”: CONVERSAS COM CORPOS DESEJANTES SOBRE SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Resumo

Com e no intuito de (re)pensar a docência na Educação Básica, esta pesquisa, aprovada no Comitê de Ética, CAAE 30741120.6.0000.0056, tem por objetivo analisar as concepções de sexualidade dos/as estudantes do ensino médio em uma escola pública na Bahia. Justifica-se pela necessidade de escutar e identificar os conhecimentos dos estudantes sobre sexualidade, desmistificando concepções que estereotipam, discriminam e reforçam preconceitos. Utilizando abordagem qualitativa de estudo de caso, para produção dos dados, foram realizadas conversas durante aulas de Biologia e Filosofia, questionários via Google Forms e produções textuais. A análise dos dados foi interpretativa, revelando a superficialidade sobre sexualidade, justificando a necessidade de renovação e de medidas como trabalhos interdisciplinares e formação docente na temática “sexualidade”, ressignificando, ampliando, incluindo e transversalizando com outras disciplinas para uma melhor efetivação do tema e compreensão. Conclui-se que os cursos de formação docente devem (re)elaborar estratégias para que os profissionais da educação tenham conhecimentos para lidar com as temáticas emergentes da sexualidade humana.

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Publicado
2022-07-30
Como Citar
FONTES, Mônica Santana; DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic; BORTOLAI, Michele. “SATISFAÇÃO, NECESSIDADE E DESEJO”: CONVERSAS COM CORPOS DESEJANTES SOBRE SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 17, n. 31, p. e22001, jul. 2022. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3635>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v17.n31.3635.
Seção
Artigos

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