A PRESENÇA DA EJA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS DE PROFESSORES FORMADORES

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar, a partir de discursos de docentes que ministram disciplinas nos cursos de Licenciatura em Matemática, a abordagem da EJA nas disciplinas pedagógicas e o processo de formação dos licenciandos para atuação nessa modalidade de educação. Os participantes da pesquisa foram professores que ministram disciplinas pedagógicas no curso de Licenciatura em Matemática em duas instituições públicas de ensino superior de São Luís – MA e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados seguiu os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso. Constatamos que nos cursos de Licenciatura em Matemática investigados ainda não há, por parte dos docentes, uma preocupação em qualificar o futuro professor de matemática para atuar na Educação de Jovens e Adultos. As poucas discussões existentes ocorrem no âmbito das disciplinas de Política Educacional e limitam-se ao que está prescrito na LDBEN nº 9.394/96, ou quando os alunos questionam sobre as especificidades e características dessa modalidade de educação.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), Especialista em Metodologia de Ensino de Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atualmente é Professora Adjunta da UFMA, campus Chapadinha, vinculada ao curso de Ciências Biológicas e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (CCET - UFMA). Atuou em funções como: Docente no Departamento de Matemática e Informática da UEMA; Docente no Departamento de Educação I da UFMA; Docente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos; Chefe de Departamento do Ensino Fundamental Anos Finais e chefe de Departamento de Avaliação e Currículo na Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação em Ciências e Matemática, Formação de Professores, Metodologias de ensino de Ciências e Matemática e Práticas socioculturais. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Matemática (GEPECIM - UFMA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (ForPEM - UEMA) e participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEM - UFSCar). 

##submission.authorWithAffiliation##

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2000), Especialista em Estatística pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2008) e Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC (UFMT, UEA, UFPA). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Estadual do Maranhão e professor de matemática do ensino médio da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, educação matemática, didática da matemática, matemática ensino-aprendizagem e formação de professores que ensinam matemática. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática (ForPEM - UEMA). 

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Agronegócio pela Universidade Estadual do Maranhão (2017). 

Referências

BRAGA, G. M. B. Os professores da EJA face à diversidade etária discente em sala de aula. Revista Pandora Brasil, n. 32, jul. 2011.

BRASIL. Resolução n.º 03/2010. Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, 2020.

BRASIL. Parecer n.º 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, 2020.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996.

DI PIERRO, M. C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos CEDES, n. 55, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

GADOTTI, M. Educação de jovens e adultos: correntes e tendências. In: GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. (Orgs.). Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, M. J. Profissionais fazendo a matemática: o conhecimento de números decimais de alunos pedreiros e marceneiros da educação de jovens e adultos. 2007, 204p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife – PE, 2007.

GOMES FILHO, T. A. Saberes docentes em EJA: um estudo na rede municipal de Sapucaia do Sul (RS). 2012. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo – RS, 2012.

LIMA, M. C. A; MELO, R. J. S. Um olhar para a trajetória e as características da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, MG, v. 26, n. 2, p. 572-589, mai./ago. 2019.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2ª ed. São Paulo: EPU, 2014.

MELO, R. J. S; LIMA, M. C. A. EJA nas licenciaturas em matemática de São Luís (MA): o discurso dos projetos pedagógicos. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.10, n.28, p. 396-422, 2019.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes, 2015.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 8. ed. Campinas: Editora da Unicamp; São Paulo: Cortez, 2008.

SILVA, J. A. Um estudo sobre as especificidades dos/as educandos/as nas propostas pedagógicas de educação de jovens e adultos – EJA: tudo junto e misturado!. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2010.

SILVA, A. M. A suplência no nível médio de ensino pelo desempenho acadêmico em cursos de graduação: um estudo de trajetórias escolares. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

SOARES, L. Avanços e desafios na formação do educador de jovens e adultos. In: MACHADO, M. M. (org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Brasília: Secad/MEC, UNESCO, 2008.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Os experts e os currículos de matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 3, e21090, 2021. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v9i3.13033

WIELEWSKI, Gladys Denise; MORIEL JUNIOR, Jeferson Gomes. Potenciais oportunidades formativas com MTSK e pesquisas científicas sobre frações e operações. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 1, e21013, 2021. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11462

SOUZA, Rafaella Bruno Antunes de; COSTA, Mônica de Oliveira. Referencial curricular amazonense: apontamentos sobre educação ambiental e possíveis transgressões. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 1, e21017, 2021. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11475
Publicado
2021-12-30
Como Citar
MELO, Rayane de Jesus Santos; BARBOSA, Mauro Guterres; LIMA, Franciane Silva. A PRESENÇA DA EJA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE DISCURSOS DE PROFESSORES FORMADORES. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 16, n. 30, p. e21002, dez. 2021. ISSN 1984-7505. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/3632>. Acesso em: 03 jul. 2024. doi: https://doi.org/10.59666/Arete.1984-7505.v16.n30.3632.
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##