ENSINAR CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA AÇÃO COLABORATIVA EM UMA ESCOLA MULTISSERIADA
Resumo
Esta pesquisa objetiva apresentar os resultados de uma ação colaborativa em uma classe multisseriada de uma escola do interior do município de Bragança-PA, trabalhando-se o ensino de ciências visando a construção de diálogos unidos às outras áreas do conhecimento, dando destaque para a contextualização dos conteúdos e visibilidade para a experiência docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na modalidade narrativa que contou com a elaboração de um plano de aula dividido em quatro momentos para a discussões do conteúdo sobre o reino Plantae. A intervenção pedagógica resultou na construção de diálogos, unidos às disciplinas de Língua portuguesa e Matemática, além da contextualização dos conteúdos ministrados e a visibilidade da experiência docente. Apesar da multiidade, nossos estudantes apropriaram-se do conhecimento discutido por meio de diálogos e textos escritos, além de pinturas e desenhos feitos por eles próprios durante as atividades na escola, levando ao aumento de seu vocabulário formal e ao desenvolvimento de suas habilidades cognitivas como criatividade, linguagem, planejamento, memória e percepção.
Referências
ANDRADE, F. M. R.; RODRIGUES, M. P. M. Escolas do Campo e Infraestrutura: aspectos legais, precarização e fechamento. Educação em Revista. v. 36, p. 1-19, 2020.
ARAÚJO, R. L. Nichos, Entrecruzamentos e Movimentos Formativos: uma proposta de reflexão compartilhada sobre a docência entre formadores de professores de Ciências e Biologia. Tese de Doutorado. Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, 2021.
ARROYO, M. G. Escola do Campo e a Pesquisa do Campo: Metas. In: MOLINA, Mônica Castagna (Org.). Educação do Campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, 2006.
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
BITENCOURT, I. M. A. Botânica no Ensino Médio: Análise de uma Proposta Didática baseada na Abordagem CTS. Dissertação (Mestrado); Universidade Estadual do sudoeste da Bahia, Jequié/BA. 2013.
BESSA, M. Artes plásticas entre as crianças. 3 ed. Rio de Janeiro: José Olimpio, 1972.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Editora Unijuí, 1ª edição, 2003.
CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.
CRUZ, V.A.S. Ciências da vida e da natureza: Proposta de Ensino para as Classes Multisseriadas. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino e Docência). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. p. 100, 2016.
FERRI, C. Classes multisseriadas: que espaço escolar é esse? Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Florianópolis, 1994.
FREITAS, M. N. M. Ensino de ciências em classes multisseriadas: Um estudo de caso numa escola ribeirinha. In: HAGE, S. M. (Org.). Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda, p. 69-84, 2005.
GADOTTI, M. Pedagogia da Terra, São Paulo: Peiropolis, 2000.
HAGE, S. A. M.; BARROS, O. F. Currículo e Educação do Campo na Amazônia: Referências para o debate sobre a multisseriação na escola do campo. Espaço do Currículo, v. 3. n. 1, pp. 348-362, 2010.
KOBASHIGAWA, A. H.; ATHAYDE, B. A. C.; MATOS, K. F. de OLIVEIRA; CAMELO, M.H.; FALCONI, S. Estação ciência: formação de educadores para o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. In: IV Seminário Nacional ABC na Educação Científica. São Paulo, p. 212-217, 2008.
JESUS, J. Y. T. Música na escola como um recurso pedagógico: análise de uma prática docente em salas de séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.
LIMA, D. F. A Importância da Sequência Didática como metodologia no ensino da disciplina de Física Moderna no Ensino Médio. Revista Triângulo. Uberaba, Minas Gerais, v. 11, n. 1, p. 151-162, 2018.
LUTHER, A; GERHARDT, T. E. Educação obrigatória, êxodo rural e fechamento das escolas do campo no brasil. Revista Saberes da Amazônia, v. 3, n. 07, p. 281-310, 2018.
MEDRADO, C. H. S. Prática Pedagógica em Classes Multisseriadas. Revista Eletrônica de Culturas e Educação, Jiquiriçá-ba, v. 2, n. 7, p.133-148, 2012.
OLIVEIRA, F. R. G. Salas Multisseriadas: Compreensões sobre a organização da Prática Docente. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, Rio Grande do Norte, pp. 47, 2019.
PACHECO, A. S. Em el corazón de la Amazonia: identidades, saberes e religiosidades no regime das águas Majoaras. Tese (Doutorado em História) – Ponti fícia Universidade Católica de São Paulo - São Paulo, 2009.
PAVIANI, J. Interdisciplinaridade: conceito e distinções. 2ª edição. Caxias do Sul, RS, Educs, 2008.
RAMALHO, P. R. R. Dificuldades de aprendizagem em Escolas do Campo. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia). Departamento de Educação do Campo - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, p. 61, 2018.
ROCHA, Carlos José Trindade da; FARIAS, Sidilene Aquino de. Metodologias ativas de aprendizagem possíveis ao ensino de ciências e matemática. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 8, n. 2, p. 69-87, maio/ago. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9422
SANTOS, W. L. A Prática Docente em Escolas Multisseriadas. Revista Científica da FASETE, p. 71-80, 2015.
SARTORI, Jerônimo; LONGO, Maristela. Práticas investigativas no ensino de ciências na educação básica. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 3, e21075, 2021. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v9i3.11976