TEMAS GERADORES NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS / Generators themes in chemistry teaching in adult education
Resumo
Este trabalho apresenta impressões, reflexões e considerações referentes à experiência vivenciada no Ensino Médio, com 97 estudantes de um Centro de Educação de Jovens e Adultos, localizado em Manaus – AM, no ano de 2014, durante o Estágio Curricular Supervisionado. Buscou-se investigar em que aspectos a utilização de temas geradores contribui com os processos de ensino e aprendizagem de química para estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia foi de base qualitativa, centrada na utilização de diário de campo e na aplicação de questionário. Os resultados foram divididos em quatro categorias: Problematização; Obtenção de temas geradores; Redução temática e desenvolvimento do programa em sala de aula; e Avaliação. Constatou-se que a utilização dos temas geradores possibilita melhorias nos processos de ensino e aprendizagem de química, uma vez que foram evidenciadas posturas críticas e participação ativa na construção do conhecimento por parte dos estudantes, além de favorecer uma organização curricular mais flexível, sendo possível envolver conhecimentos interdisciplinares e também aspectos específicos da química.