Utopias esperançantes nos cotidianos: a vida para além das hegemonias.

Authors

Keywords:

esperanças praticadas, esperançar freiriano, utopias em ação, educação, sonhos e utopias cotidianas

Abstract

Partindo das possibilidades inscritas nos cotidianos escolares e sociais, este texto se propõe a pensar em utopias praticadas, nas escolas e nas sociedades, abordando práticas utópicas esperançantes conhecidas e refletindo com elas sobre a invisibilidade a que os holofotes da modernidade e seus processos hegemônicos de negação dessas invenções cotidianas as submetem, entendendo-as como lampejos de pirilampos que resistem e (re)existem. Sejam projetos com moradores em situação de rua ou eventos acontecidos em uma escola, as experiências narradas no texto contribuem para conceber a beleza do sonho utópico em ação, em diálogo com obras e autores que a isso se dedicaram e se dedicam, como Boaventura de Sousa Santos e daquele que aqui é fonte de inspiração, o mestre de todos nós, Paulo Freire, junto a belezas literárias, musicais e fílmicas que expressam, em suas fabulações, possibilidades de esperançares utópicos cotidianos.

 

Author Biography

Inês Barbosa de Oliveira, Universidade Estácio de Sá

Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora adjunta do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Ex-presidente da Associação Brasileira de Currículo (ABdC), membro titular do Conselho Fiscal da ANPEd e do GT de Currículo da entidade. Pesquisadora associada do GT de Políticas Educacionais da CLACSO. Bolsista PQ 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ.

References

ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.

BARONI, Patricia R.; BASTOS, Gláucia S. Sobrevivência das Escolas-Pirilampo como Modo de (Re)Existência. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84983, 2019. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684983, p. 1-20.

BLANC, Aldir; BOSCO, João. O Bêbado e o equilibrista. Disponível em: O Bêbado e a Equilibrista - Elis Regina - LETRAS.MUS.BR. Acesso em: 10/06/2021.

BUARQUE, Chico. GUERRA, Ruy. Sonho impossível. Disponível em: Sonho Impossível - Maria Bethânia - LETRAS.MUS.BR. Acesso em 14/06/2021.

CAZUZA. Burguesia. Disponível em: Burguesia - Cazuza - LETRAS.MUS.BR. Acesso em: 13/06/2021.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano 1 : artes de fazer. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.

COUTO, Mia. Mar me quer. Lisboa: Editorial Caminho, 2000.

CRETTON, Daniel. Luta por Justiça (Just Mercy). Filme produzido por Gil Netter, Ascher Golsstein e Michael B. Jordan. Estados Unidos da América: Warner Brothers Pictures, 2019. Assistido em Streaming no Now-Claro Net. Disponível em diferentes plataformas.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis: a arte de tornar possível o impossível. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo, Paz e Terra, 1992.

FREITAS, Ana L. Prefácio. Pedagogia dos sonhos possíveis: a arte de tornar possível o impossível. São Paulo: Paz e Terra, 2020, p. 39-45.

MÃE, Valter Hugo. O Paraíso são os outros. São Paulo: Cosac-Naify, 2014.

MÃE, Valter Hugo. Desumanização. São Paulo: Biblioteca Azul, 2017.

MÃE, Valter Hugo. Contra mim. São Paulo: Biblioteca Azul, 2020.

MARQUEZ, Gabriel Garcia. Eu não vim fazer um discurso. Rio de Janeiro: Record, 2011.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N – 1 Edições, 2018.

OLIVEIRA, Inês B. Da rebeldia dos cotidianos à desobediência civil: um percurso reflexivo nas/das pesquisas com os cotidianos em busca da realização de utopias. MARQUES, Rafael G. (Org.). Resistência e (re)existência: debates no campo do currículo. Rio Branco: Ed UFAC, no prelo.

OLIVEIRA, Inês B. Conhecimento e democracia: possibilidades emancipatórias em contextos educacionais, sociais e epistêmicos plurais. CRUZ, Giseli B; FERNANDES, Claudia; FONTOURA, Helena A.; MESQUITA, Silvana. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis: DP et Alii, 2020, p. 362-380.

OLIVEIRA, Inês B. Currículo como criação cotidiana. Petrópolis/RJ: DP et Alii, 2016.

OLIVEIRA, Inês B. Utopias praticadas: justiça cognitiva e cidadania horizontal na escola pública. Revista Instrumento. Juiz de Fora, v. 15, n. 2, jul./dez. 2013, p. 191-201.

OLIVEIRA, Inês B. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.

PENNAC, Daniel. Diário de Escola. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

PETERSEN, Wolfgang. A História sem fim (Die Unendliche Geschichte). Produção de Bernd Eichinger. Alemanha Ocidental, Estados Unidos da América: Warner Brothers Pictures, 1984. Assistido no cinema. Informações disponíveis em: A História Sem Fim : Elenco, atores, equipe técnica, produção - AdoroCinema.

REIS, Nando; ANTUNES, Arnaldo; BRITTO, Sérgio. Bichos Escrotos. Disponível em: Bichos Escrotos - Titãs - LETRAS.MUS.BR. Acesso em 14/06/2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O Vernáculo e o utópico. Coluna Ideias, Jornal de Letras, 26 de agosto a 8 de setembro de 2020, p. 27, 2020a.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Quem não acredita na utopia é porque é míope. Entrevista ao Jornal I, 28 de agosto 2020, n. 3284, ano 11, p. 17-25, 2020b.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O Fim do império cognitivo. Coimbra: Almedina, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.

SANTOS, Boaventura S. A Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.

SANTOS, Boaventura S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2000

SAYÃO, Lara. Prefácio. SIMAS, Luiz A.; LOPES, Nei. Filosofias africanas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2020, p. 9-14.

SIMAS, Luiz A.; LOPES, Nei. Filosofias africanas. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2020.

STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime J. Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte, Autêntica, 2019.

VIANNA, Herbert. Alagados. Disponível em: Alagados - Os Paralamas do Sucesso - LETRAS.MUS.BR. Acesso em: 12/06/2021.

Published

2021-08-17

Issue

Section

Seção Temática - Centenário Paulo Freire: esperanças praticadas