Intersecções entre Lélia Gonzalez e Paulo Freire: uma aproximação inicial

Resumo

O artigo parte da desigualdade social e educacional historicamente verificada na sociedade brasileira e agora sob risco de adquirir maior gravidade diante da condução do governo Bolsonaro na pandemia. O pretendido é apontar, em caráter de uma aproximação inicial, intersecções entre Lélia Gonzalez e Paulo Freire, analisando a forma com que esses autores tratam as desigualdades, e ressaltar a importância que essas intersecções têm no seu combate, corroborando para uma educação popular das e para mulheres negras como corte principal da nossa discussão. Aponta-se que a educação popular feminista negra, por ser emancipadora, antirracista e antissexista, é uma estratégia de enfrentamento das desigualdades de raça, gênero e classe. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, realizada através da análise de conteúdo.

Biografia do Autor

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Professor Associado IV da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (Campus Nova Iguaçu) e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc-UFRRJ). Coordenador do GRPESQ Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo. Membro do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro como representante da UFRRJ.

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Pedagoga com especialização em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas pela PUCRS (2020). Atua como professora II da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desde 2000 e participa do Grupo de Pesquisa Estudos Freireanos Contemporâneos e Currículo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado
2021-08-17
Como Citar
BERINO, Aristóteles; MENDONÇA, Andrea Cavalcanti de. Intersecções entre Lélia Gonzalez e Paulo Freire: uma aproximação inicial. Revista Vagalumear, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 39-50, ago. 2021. ISSN 2763-9916. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/rv/article/view/2263>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Seção Temática - Centenário Paulo Freire: esperanças praticadas