ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA COMUNIDADES AMAZÔNICAS: ESTUDO DO CASO VILA DO LAGO DO LIMÃO, MUNICÍPIO DE IRANDUBA, ESTADO AMAZONAS

  • Ana Patrícia Sampaio UFAM

Resumo

A comunidade da Vila do Lago do Limão fica localizada no quilômetro 30 da rodovia AM 70, que liga Manaus aos municípios do Iranduba, Manacapuru e Novo Airão. O local pode ser considerado um paraíso ecológico perto da cidade, com rios, matas e igapós. Contudo, a água potável ainda é um dos problemas que aflige algumas populações desta região. No presente trabalho foi feita a avaliação da qualidade das águas do lago do Limão e dos poços de águas subterrâneas, quanto aos parâmetros pH, condutividade elétrica, cor, turbidez, sólidos totais, nitrato e cloretos. Alguns destes poços apresentam problemas de manutenção e vazão, principalmente na época da vazante. Neste sentido, no presente trabalho foram apresentadas e discutidas algumas soluções para prover o abastecimento de água potável para as comunidades ribeirinhas utilizando-se águas superficiais do lago e envolver as entidades governamentais e não governamentais sobre a importância de estudos para a implantação de sistemas de tratamento e abastecimento de água, com isso promover um abastecimento contínuo de água com qualidade, que contribua para a qualidade de vida destas populações.

Publicado
2017-05-19
Como Citar
SAMPAIO, Ana Patrícia. ABASTECIMENTO DE ÁGUA PARA COMUNIDADES AMAZÔNICAS: ESTUDO DO CASO VILA DO LAGO DO LIMÃO, MUNICÍPIO DE IRANDUBA, ESTADO AMAZONAS. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 1, maio 2017. ISSN 2527-0753. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/425>. Acesso em: 17 ago. 2017.
Edição
Seção
Artigos