PREFERÊNCIA DO CONSUMO DE PESCADO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA DO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

Autores

  • Francierison Amazonas Ribeiro TCC, Licenciando em Ciências Biológicas, Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP), Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Adailton Moreira da Silva Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.59666/marupiara.v0i13.3795

Palavras-chave:

Amazônia; Peixes; Parintins; Consumo alimentar

Resumo

O presente estudo objetiva relatar a preferência do consumo de pescado pela comunidade acadêmica do Centro de Estudos Superiores de Parintins, Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA). Para tanto foram aplicados aleatoriamente questionários para 100 acadêmicos de diversos cursos do CESP. O perfil dos entrevistados aponta que os mesmos são jovens, de baixa renda e com residência em bairros periféricos geralmente próximos a universidade e aos pontos de comercio de pescado na cidade. Citam como fonte principal de proteína animal o frango seguido do peixe, carne bovina e processados. Aquirem o peixe diretamente com o pescador, geralmente um parente, tendo como tipo preferencial o tambaqui ou peixes de escama. Fatores como qualidade, preço e disponibilidade influenciam no consumo e preferência do pescado pelos acadêmicos. Os resultados aqui apresentados podem ser utilizados em trabalhos futuros.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-28

Edição

Seção

Artigos