ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA DA LÍNGUA MATERNA DOS JOVENS INDÍGENAS DA RESERVA PARQUE DAS TRIBOS, NA CIDADE DE MANAUS/AM

Autores

  • Carmelita Pimentel Libório Universidad de La Integrácion de Las Américas

Palavras-chave:

Leitura, Escrita, Povos indígenas, Língua materna

Resumo

A língua materna é um elemento essencial para o desenvolvimento pessoal e cultural de um indivíduo. Para os povos indígenas, a língua materna é ainda mais importante, pois ela é o meio pelo qual eles expressam sua identidade e suas experiências. Ela é a base de sua cultura e sua história, assim como o meio pelo qual eles comunicam seus pensamentos e sentimentos. Esse aprendizado, é um meio de preservar a cultura, pois ela é a linguagem que os indígenas usam para contar suas histórias e compartilhar seus conhecimentos. Dentro desse contexto, emerge o problema da presente pesquisa, que se centra no seguinte questionamento: Quais a principais dificuldades da leitura e a escrita da língua materna dos jovens indígenas. Sendo assim, esse estudo assume o objetivo de fazer uma análise bibliográfica a respeito das principais dificuldades da leitura e a escrita da língua materna dos jovens indígenas. Situam-se metodologicamente dados qualitativos e quantitativos que apresentam, de forma ponderada e crítica sobre a principais dificuldades da leitura e a escrita da língua materna dos jovens indígenas. Os resultados apresentam que a língua materna é a única forma de se comunicar para muitos povos indígenas. Ela é usada para reforçar laços entre as comunidades e os membros da família. Ela também é um meio de reafirmar a identidade cultural e a conexão com a terra. Portanto, a língua materna é essencial para a sobrevivência de populações indígenas. Ela é vital para a preservação de sua cultura, sua história e seus conhecimentos tradicionais.

Biografia do Autor

Carmelita Pimentel Libório, Universidad de La Integrácion de Las Américas

Mestre em Educação pela Universidad de La Integrácion de LAS Américas, Especialista no curso de Pós-Graduação na Universidade pela UEA/Univerdade do Estado do Amazonas, em Metodologia do ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-01-12

Edição

Seção

Artigos