A INTERFACE ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ÁREA RURAL DE PARINTINS
Resumo
A falta de materiais didáticos de boa qualidade, laboratórios e demais fatores, ocasionam dificuldades para o desenvolvimento de conteúdos escolares nas localidades das zonas rurais. Foi proposta uma pesquisa que visa analisar o espaço de uma comunidade na zona rural de Parintins como sendo favorável para a promoção do ensino de ciências. A comunidade escolhida, Terra Preta do Rio Mamuru, é distante aproximadamente três horas de barco da cidade de Parintins. Foi necessário: identificar aspectos da comunidade onde se possam desenvolver atividades didáticas; verificar a aplicabilidade das áreas na comunidade para realização de atividades de ciências; e analisar os ambientes para o desenvolvimento do ensino de ciências no sétimo ano do ensino fundamental. A metodologia da pesquisa de cunho qualitativo baseou-se no reconhecimento do ambiente da comunidade, identificando aspectos naturais (quintais de casas, trilhas e rios) que se mostrassem favoráveis para a realização de práticas e abordagens de conteúdos escolares. Em seguida houve a aplicação de aula pratica com questionário que também serviu de análise a respeito do ambiente não formal e o ensino de ciências. A experiência que se teve em meio à prática do projeto, mostrou-se promissora como corroborada pelos diversos autores mencionados no decorrer do trabalho.