BIOTRATAMENTO DE Rhipicephalus sanguineus (LATREILLE, 1806) COM EXTRATOS OBTIDOS DA POLPA DO FRUTO DE Crescentia cujete (LINNEU, 1778)

  • Leopoldo Mendonça de Souza
  • Ademir Castro e Silva

Resumo

 


A espécie Rhipicephalus sanguineus, ocorre em toda a Região Neotropical predominando nas áreas urbanas e acometendo aproximadamente 30% dos cães. No Brasil o controle é baseado no uso de acaricidas químicos, porém, o uso excessivo e sem critérios dos mesmos está levando ao desenvolvimento de cepas resistentes. Neste contexto, objetivando-se subsidiar novas formas de combate ao Rhipicephalus sanguineus com componentes naturais é que se verifica a eficácia da polpa do fruto de Crescentia cujete (cuieira). Os extratos foram obtidos utilizando-se solvente aquoso e o método a frio. Foram utilizadas fêmeas ingurgitadas de Rhipicephalus sanguineus, em soluções dos extratos nas concentrações de 2%, 2,5%, 5% e 10%. Foram avaliados os índices de oviposição e a eficiência reprodutiva das fêmeas. Resultados mostram que todas as concentrações inibem a eclosão dos ovos, sendo que a concentração de 5% é onde ocorre a maior inibição e o maior valor para a eficácia carrapaticida do extrato. Conclui-se que o extrato aquoso obtido da polpa do fruto de Crescentia cujete possui potencial para inibição da oviposição e redução da atividade reprodutiva do Rhipicephalus sanguineus.

Publicado
2022-08-08
Como Citar
SOUZA, Leopoldo Mendonça de; CASTRO E SILVA, Ademir. BIOTRATAMENTO DE Rhipicephalus sanguineus (LATREILLE, 1806) COM EXTRATOS OBTIDOS DA POLPA DO FRUTO DE Crescentia cujete (LINNEU, 1778). Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 9, p. 1-11, ago. 2022. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/2650>. Acesso em: 29 mar. 2024.