O TEATRO COMO INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO E APRENDIZAGEM NA COMUNIDADE MARAJAÍ, ALVARÃES – AM

  • Daniel Siqueira Ribeiro UEA

Resumo

O presente trabalho foi realizado na comunidade Marajaí, em Alvarães – AM, resultado de um projeto denominado I Minicurso de Artes Cênicas na Aldeia Marajaí, cujo objetivo foi ministrar aulas com teorias e exercícios corporais e linguísticos voltados para a prática teatral e interpretação, além de uma série de aulas que teria a duração de uma semana, e uma apresentação final com todo o elenco, apresentada para os moradores locais. O projeto contou com
moradores da própria comunidade, na faixa de quatorze a dezenove anos de ambos os sexos. No decorrer das atividades previstas no cronograma, a turma discutiria assuntos de conhecimento teórico sobre o teatro, sua origem e influência até a atuação no palco, para serem avaliados pelo instrutor. A metodologia foi norteada pelo levantamento bibliográfico pautado em Lakatos (2013), Brandão (2006) e Strass e Corbin (2008), além dos autores específicos do campo teatral como Boal (2008), Demasi, et al (2011), Silva (2015) e Spolin (2008). Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois os alunos que participaram de todas as aulas e da apresentação final demonstraram mais segurança de si mesmos e dominaram a arte de atuar.

Publicado
2020-09-23
Como Citar
RIBEIRO, Daniel Siqueira. O TEATRO COMO INSTRUMENTO DE LIBERTAÇÃO E APRENDIZAGEM NA COMUNIDADE MARAJAÍ, ALVARÃES – AM. Marupiara | Revista Científica do CESP/UEA, [S.l.], n. 6, p. 97-113, set. 2020. ISSN 2527-0753. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/marupiara/article/view/1913>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos