AS NARRATIVAS DAS EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE INGLÊS POR PROFESSORES DE PARINTINS

  • Patrícia Christina dos Reis

Resumo

O presente artigo foi baseado em um projeto de extensão em Educação Continuada, apoiado pela PROEX e realizado com os professores de Língua Inglesa de Parintins. Nosso objetivo foi reunir professores para auxiliá-los no desenvolvimento de suas competências metodológicas e habilidades linguísticas, visando, consequentemente, o avanço do ensino de inglês nas escolas públicas de Parintins. A metodologia foi baseada em uma pesquisa qualitativa sobre os professores, envolvendo entrevistas com estes. Atuando como intermediadores de diálogos com os professores da educação básica, contamos com a ajuda dos nossos alunos universitários, que diariamente realizam atividades em diversas escolas públicas. Como resultado, apresentamos neste artigo as opiniões de professores que falam sobre o ensino de inglês, incluindo técnicas de ensino, aprendizado informal e planos futuros de aperfeiçoamento profissional. Tais opiniões se relacionam a questões recorrentes no campo de estudos de língua estrangeira, abordadas em textos como os de Almeida Filho (2000), Gardner e Lambert (1972), Leffa (2008) e Schumann (1978). Nosso projeto se relaciona também a estudos como os de Barcelos (2004), Paiva (2006) e Xavier (2014), que tratam da formação de professores e suas histórias de vida.

Publicado
2017-10-03
Como Citar
REIS, Patrícia Christina dos. AS NARRATIVAS DAS EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE INGLÊS POR PROFESSORES DE PARINTINS. Extensão em Revista, [S.l.], n. 2, p. 71-82, out. 2017. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/703>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos