AS NARRATIVAS DAS EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE INGLÊS POR PROFESSORES DE PARINTINS
Resumo
O presente artigo foi baseado em um projeto de extensão em Educação Continuada, apoiado pela PROEX e realizado com os professores de Língua Inglesa de Parintins. Nosso objetivo foi reunir professores para auxiliá-los no desenvolvimento de suas competências metodológicas e habilidades linguísticas, visando, consequentemente, o avanço do ensino de inglês nas escolas públicas de Parintins. A metodologia foi baseada em uma pesquisa qualitativa sobre os professores, envolvendo entrevistas com estes. Atuando como intermediadores de diálogos com os professores da educação básica, contamos com a ajuda dos nossos alunos universitários, que diariamente realizam atividades em diversas escolas públicas. Como resultado, apresentamos neste artigo as opiniões de professores que falam sobre o ensino de inglês, incluindo técnicas de ensino, aprendizado informal e planos futuros de aperfeiçoamento profissional. Tais opiniões se relacionam a questões recorrentes no campo de estudos de língua estrangeira, abordadas em textos como os de Almeida Filho (2000), Gardner e Lambert (1972), Leffa (2008) e Schumann (1978). Nosso projeto se relaciona também a estudos como os de Barcelos (2004), Paiva (2006) e Xavier (2014), que tratam da formação de professores e suas histórias de vida.