CURUMIM SOCORRISTA: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA ENTRE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

  • Gisele Torrente UEA
  • Tiago de Oliveira Nogueira UEA
  • Elielza Guerreiro Menezes UEA
  • Darlisom Sousa Ferreira UEA
  • Lailla Melissa Castro Pinheiro Barbosa UEA
  • João Paulo Bessa UEA
  • Klíssia Mayara Bezerra de Freitas

Resumo

Introdução: Trata-se de um relato de experiência de uma ação extensionista que teve inicio em 2014/15 executada por docentes e discentes da graduação em enfermagem, e medicina da UEA. Objetivo: Descrever a experiência de educação em saúde entre escolares de 8 a 12 anos sobre os dois primeiros elos da cadeia de sobrevida da American Heart Association (AHA). Desenvolvimento: Foram escolhidas aleatoriamente quatro escolas estaduais, selecionados 10 alunos por cada instituição. A educação em saúde foi desenvolvida no modelo dialógico mediado por aula teórica expositiva e vídeos abordando anatomia, fisiologia do cérebro e coração, reconhecimento de parada cardiorrespiratória e manobras de reanimação. Para aula prática utilizamos manequins proporcionando às crianças a execução das etapas propostas com duração de 2 horas. Posteriormente foi viabilizada uma visita a Escola Superior de Ciências da Saúde e entrega do certificado para todas as escolas concomitante e seus responsáveis. Resultado: Após os momentos teórico e prático com alunos participaram de um jogo de  perguntas e respostas namodalidade “quiz” com questões pertinentes a aula com resposta satisfatória em 90% dos questionamentos. Para os graduandos foi possível apresentação da experiência em congresso e aproximação da academia com a sociedade. Conclusão: O envolvimento e capacidade de aprendizado das crianças nos remete a refletir para intensificação dos projetos de extensão com apoio a educação em saúde.

Publicado
2017-05-22
Como Citar
TORRENTE, Gisele et al. CURUMIM SOCORRISTA: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE A PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA ENTRE ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. Extensão em Revista, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 119-129, maio 2017. ISSN 2525-5347. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/603>. Acesso em: 20 out. 2017.
Seção
Artigos