GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: ESTUDO DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS PELA OBTENÇÃO DO BIOGÁS

  • Allefy Leão
  • Raimundo Souza

Resumo

Este trabalho intitulado Geração de Energia Elétrica: estudo de um sistema de aproveitamento energético de resíduos orgânicos pela obtenção do biogás, teve como objetivo realizar estudos de implementação de biodigestores na obtenção do biogás a partir da utilização de resíduos orgânicos como fonte de energia renovável na cidade de Manaus-AM, pois é uma alternativa sustentável e de baixo valor financeiro. O programa de extensão da UEA foi primordial para a realização deste estudo, contribuiu para a ampliação dos horizontes acadêmicos e profissionais, possibilitou uma nova perspectiva na implementação/execução domiciliar do projeto, sendo uma alternativa de fácil execução para toda a sociedade. Vale ressaltar que na atualidade surgiu no mercado a necessidade de desprender-se da produção de energia movida a combustíveis fósseis e nesse novo cenário ganha destaque o conceito de energia renovável, sendo que uma das possibilidades de gerar energia elétrica é a utilização de biodigestores que com a fermentação anaeróbica dos resíduos orgânicos geram o biometano, ou seja, biogás. Então, a partir desse biogás podem ser implementados sistemas auxiliares e da compressão em recipientes deste. O trabalho está fundamentando nas ideias e análises de autores como Dias (2006), Magalhães (1986), Nogueira (1986) e outros. Foi utilizado a pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário, abordagem qualitativa e quantitativa. Este sistema de implementação é uma fonte de energia limpa, de fácil instalação, sendo uma alternativa caseira que pode ser construído com materiais de fácil acesso e uso comum, também é uma forma de contribuir positivamente para a redução de resíduos gerados diariamente na sociedade e que geralmente são destinados aos aterros municipais. Desta forma, este trabalho possibilita analisar um estudo de implementação de energia sustentável e contribuir a sociedade acadêmica e civil.

Publicado
2021-09-03
Como Citar
LEÃO, Allefy; SOUZA, Raimundo. GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA: ESTUDO DE UM SISTEMA DE APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS PELA OBTENÇÃO DO BIOGÁS. Extensão em Revista, [S.l.], n. 7, set. 2021. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/2298>. Acesso em: 26 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos