DESAFIO DAS RELIGIÕES: UMA PROPOSTA LÚDICO-PEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO

  • Giordano Cássio da Silva Costa
  • Rosângela Siqueira da Silva

Resumo

Um dos aspectos centrais deste trabalho é promover ensino aprendizagem, por meio dos jogos e brincadeiras, numa ação pedagógica construída com a participação dos alunos de 6º e 7º anos da Escola São Judas Tadeu localizada na Br 174 Km 12 do turno vespertino ocorrida no ano de 2016 e 2017 no sentido de desenvolver conhecimentos, exercitar competências e habilidades que leve ao respeito sobre as culturas religiosas, seus fundadores, os símbolos e os livros sagrados existentes no mundo, bem como no contexto brasileiro. Outra possibilidade, é de favorecer aos alunos conhecer religiões pouco estudadas como as religiões de matriz africana, orientais, indianas e religiões modernas. Por meio dos jogos de memória, do oráculo e do dominó, os alunos estabelecem relações entre imagens e singularidades das diferentes religiões, a brincadeira pode ser explorada de várias maneiras, principalmente, ressaltando os conteúdos do Ensino Religioso que estão na proposta pedagógica da SEMED e que os conteúdos foram estudados nos encontros de formação proporcionados pelo DDPM. Por conter regras claras, o jogo pode ser explorado a partir da diversidade religiosa, enfatizando o respeito, o pensamento crítico reflexivo e a promoção da cidadania.
Palavras-chave: Jogos pedagógicos. Ensino Religioso. Desafio das religiões.

Publicado
2019-03-21
Como Citar
DA SILVA COSTA, Giordano Cássio; SIQUEIRA DA SILVA, Rosângela. DESAFIO DAS RELIGIÕES: UMA PROPOSTA LÚDICO-PEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO. Extensão em Revista, [S.l.], p. 59-62, mar. 2019. ISSN 2525-5347. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1377>. Acesso em: 21 abr. 2019.