EXPERIMENTANDO A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Nelma Palheta de Vilhena
  • Antônio Carlos Freitas dos Santos Filho

Resumo

ste artigo trata-se de um relato de experiência do ensino da educação infantil através da música como linguagem. Descreve as condições criadas no ambiente escolar através do uso da musicalização como ferramenta educacional e de socialização e ainda, como forma de trabalhar conceitos relacionados à preservação do meio ambiente com reaproveitamento na construção de instrumentos musicais. Optou-se como metodologia pelo método indutivo, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental retrospectiva. O universo da pesquisa compreendeu experiências formativas no campo da educação no ano de 2017 numa escola de educação infantil, na cidade de Manaus. Os resultados apontam para reflexões sobre a importância do aprofundamento de estudos referentes a esse recurso de aprendizagem para nortear práticas educacionais inovadoras. As crianças envolvidas nessa experiência formativa apresentaram atitude participativa e maior interesse pelos assuntos tratados em sala de aula, possibilitando melhor desenvolvimento e aprendizagem.
Palavras-chaves: Musicalização. Educação Infantil. Aprendizagem.

Publicado
2019-03-21
Como Citar
PALHETA DE VILHENA, Nelma; CARLOS FREITAS DOS SANTOS FILHO, Antônio. EXPERIMENTANDO A MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Extensão em Revista, [S.l.], n. 4, p. 27-33, mar. 2019. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1371>. Acesso em: 23 abr. 2024.