FLAUTA ALÉM DA BARREIRA: VIVÊNCIA MUSICAL COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL SOLANGE NASCIMENTO DA ZONA RURAL DE MANAUS

  • Doroteia Barros de Lima
  • Hirlândia Milon Neves

Resumo

Neste trabalho apresento o relato do projeto de música “Flauta além da barreira”, desenvolvido com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Solange Nascimento. Esta escola fica localizada logo após o posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-174, no Km 2,5 de Manaus/AM1 , conhecido pelos moradores da cidade como “barreira policial”, “barreira rodoviária” ou somente “barreira”. O projeto teve como finalidade desenvolver um ensino de música a partir da flauta doce, um instrumento de música muito utilizado por professores nas escolas de educação básica. As aulas de flauta doce eram desenvolvidas a partir da leitura de cifra melódica, onde os alunos eram orientados a observar o nome das notas musicais e a forma de como eram escritas. Após este trabalho, procurava desenvolver o dedilhado usado para tocar flauta doce e, em seguida a esses processos, os alunos passavam a executar uma música proposta para a aula. Todos os participantes passaram por um processo de musicalização, leitura musical e aprenderam a tocar um instrumento musical, no caso, a flauta doce. Tiveram a oportunidade de vivenciar diferenciados repertórios, inclusive de músicas regionais, contribuindo assim com seu desenvolvimento musical, cultural e social.
Palavras chave: Escola Municipal. Ensino Fundamental II. Ensino de música. Flauta doce.

Publicado
2019-03-21
Como Citar
BARROS DE LIMA, Doroteia; MILON NEVES, Hirlândia. FLAUTA ALÉM DA BARREIRA: VIVÊNCIA MUSICAL COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL SOLANGE NASCIMENTO DA ZONA RURAL DE MANAUS. Extensão em Revista, [S.l.], n. 4, p. 7-13, mar. 2019. ISSN 2525-5347. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1368>. Acesso em: 28 mar. 2024.