FLAUTA ALÉM DA BARREIRA: VIVÊNCIA MUSICAL COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL SOLANGE NASCIMENTO DA ZONA RURAL DE MANAUS

  • Doroteia Barros de Lima
  • Hirlândia Milon Neves

Resumo

Neste trabalho apresento o relato do projeto de música “Flauta além da barreiraâ€, desenvolvido com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Solange Nascimento. Esta escola fica localizada logo após o posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-174, no Km 2,5 de Manaus/AM1 , conhecido pelos moradores da cidade como “barreira policialâ€, “barreira rodoviária†ou somente “barreiraâ€. O projeto teve como finalidade desenvolver um ensino de música a partir da flauta doce, um instrumento de música muito utilizado por professores nas escolas de educação básica. As aulas de flauta doce eram desenvolvidas a partir da leitura de cifra melódica, onde os alunos eram orientados a observar o nome das notas musicais e a forma de como eram escritas. Após este trabalho, procurava desenvolver o dedilhado usado para tocar flauta doce e, em seguida a esses processos, os alunos passavam a executar uma música proposta para a aula. Todos os participantes passaram por um processo de musicalização, leitura musical e aprenderam a tocar um instrumento musical, no caso, a flauta doce. Tiveram a oportunidade de vivenciar diferenciados repertórios, inclusive de músicas regionais, contribuindo assim com seu desenvolvimento musical, cultural e social.
Palavras chave: Escola Municipal. Ensino Fundamental II. Ensino de música. Flauta doce.

Publicado
2019-03-21
Como Citar
BARROS DE LIMA, Doroteia; MILON NEVES, Hirlândia. FLAUTA ALÉM DA BARREIRA: VIVÊNCIA MUSICAL COM ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL SOLANGE NASCIMENTO DA ZONA RURAL DE MANAUS. Extensão em Revista, [S.l.], p. 7-13, mar. 2019. ISSN 2525-5347. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/extensaoemrevista/article/view/1368>. Acesso em: 22 ago. 2019.