O O SERIAL KILLER EM FACE DO ORDENAMENTO JURÍDICO

QUESTÕES PERTINENTES À LUZ DO DIREITO PENAL BRASILEIRO

Authors

  • Pâmila Caroline da Silva da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Alice Arlinda Santos Sobral

Keywords:

Serial Killer; Código Penal; Psicojurídico. Ressocialização.

Abstract

A presente pesquisa tem como propósito analisar questões pertinentes ao Serial Killer no ordenamento jurídico brasileiro, trazendo como principais objetivos a investigação da origem e definição, a classificação do Serial Killer; dispondo no que diz respeito ao seus diversos transtornos, uma vez que o nosso ordenamento jurídico não é adepto a temática em questão. Assim, o estudo busca esclarecer acerca das ciências criminais como o Criminal Profiling e o DSM-IV em conjunto com a inter-relação com a vitimologia e por uma equipe multidisciplinar, reconhecendo também os fatores genéticos e neurobiológicos como essenciais na modelagem do comportamento criminoso. Sendo uma temática mais deficiente no Brasil, faz-se necessário uma investigação mais aprofundada desses crimes no sentido de produzir pareceres e possíveis diagnósticos acerca do injusto penal, com o fim de o magistrado formar um convencimento justo sobre o fato. Nessa perscpectiva, será tratato uma abordagem sobre a análise de exames criminológicos e a relevância destes no auxílio da avaliação dos assassinos em séries, além de um esclarecimento sobre a devida imputabilidade ou semi-imputabilidade desses criminosos. Há de se considerar ainda, algumas questões no que tange às falhas do sistema penal brasileiro, a constatar a falta de tratamentos adequados para Serial Killers. Assim, sugere-se uma atenção para tais questões correlacionadas com alguns casos concretos, buscando compreender a ocorrência de tais crimes, assim como proporcionar saídas visando minimizar a problemática em questão.

Author Biographies

Pâmila Caroline da Silva da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Graduanda em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA; Graduação em Letras – Línguas e Literaturatura Portuguesa pela Universidade Federal doAmazonas; Professora de Língua Portuguesa pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino.

Alice Arlinda Santos Sobral

Advogada - Escritório Jurídico Próprio; Professora efetiva da Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas - ED/UEA; Pós Graduação em Neuropsicopedagogia clínica e Institucional; Pós graduada em Psicologia Jurídica; Graduada em Psicologia pela Faculdade Martha Falcão; Professora Titular de Direito da Universidade do Estado do Amazonas - UEA; Doutora pela Universidad del Museo Social Argentino - UMSA (2015); Mestre em Direito pela Univesidade Federal de Santa Catarina; -. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, direito de família, direito de inclusão e direito Penal, possuindo Projetos nos temas: direitos humanos, cidadania, igualdade, inclusão.

Published

2023-03-09