Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Author Guidelines

As normas editoriais da Equidade: Revista Eletrônica de Direito da Universidade do Estado do Amazonas são as seguintes:

 

  1. A revista é de periodicidade semestral, apresenta-se em formato eletrônico, observando o caráter de interdisciplinaridade, no que tange ao papel crítico do periódico. Esta se constitui em um veículo para publicação de artigos, ensaios e resenhas críticas de livre circulação de ideias e opiniões sobre temas relacionados ao Direito e seu aspecto interdisciplinar. Será de inteira responsabilidade de seus autores as opiniões expressas nas publicações deste periódico. O período de submissão será de fluxo contínuo.

 

  1. As seções da revista serão as seguintes: i. Artigos; ii. Ensaios; iii. Resenhas; iv. Resumos; v. Notas sobre legislação; vi. Eventos; vii. Notícias ou outras. A submissão de uma produção científica à ERD-UEA implica que a mesma não tenha sido publicada anteriormente e que não tenha sido enviado simultaneamente a outro periódico. Todos os trabalhos deverão ser inéditos e originais. Não serão aceitos trabalhos já publicados ou com plágio.

 

  1. A área nuclear da revista é Direito (CNPq: 6.01.00.00-1). No entanto, estimula-se fortemente a interdisciplinaridade e temas transversais que envolvam as seguintes sub-áreas e grupos de pesquisa:

 

3.1. SUB-ÁREAS:

As sub-áreas são: Direito (CNPq: 6.01.00.00-1); Teoria do Direito (CNPq: 6.01.01.00-8); Direito Público(CNPq: 6.01.02.00-4);  Direito Privado (CNPq: 6.01.03.00-0) e Direitos Especiais. (CNPq: 6.01.04.00-7).

 4.Os trabalhos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol. Nos artigos, deve-se obrigatoriamente apresentar resumo e palavras-chave em língua portuguesa, abstract e keywords em inglês.

 

  1. A publicação dos trabalhos está condicionada pelos avaliadores ad hoc do Comitê Científico, salvo ensaios científicos; resenhas; resumos; notas sobre legislação; eventos; notícias ou outras, que serão aprovados ou não pelos Editores.

 

  1. Os artigos submetidos terão tripla etapa de avaliação. i. A primeira avaliação será realizada pelo Editor-chefe ou pelo Editor-adjunto, sendo de caráter estritamente formal e avaliará se o texto segue as normas editoriais e de apresentação. Produções científicas que incentivem qualquer violação ao Estado Democrático e Social de Direito serão reprovados de plano; ii. A segunda etapa será realizada, quando aprovada na primeira, e consistirá na avaliação no método double blind peer review, com dois pareceres favoráveis dos avaliadores ad hoc, caso haja um empate, a produção científica será submetida a um terceiro membro; iii. A terceira etapa será a das correções indicadas pelos avaliadores ad hoc, caso haja, nesta situação, se os autores não modificarem as determinações dos pareceres, será reprovado. Neste caso, os Editores irão elaborar a “Declaração de reprovação de produção científica”, explicando os motivos da rejeição. Em caso positivo, será elaborada uma “Declaração de aceite de produção científica”, atestando o aceite da produção. O texto pode ser: a) “aceito, sem correções”, que é o aceite da produção para publicação, sem alterações; b) “aceito, com correções”, é o aceite com sugestões de modificações do texto apresentado para avaliação, sempre com alterações conforme as revisões substantivas; ou c) “negado”, quando reprovar a publicação. Somente será feita mais uma avaliação no caso de reapresentação da produção. As produções aceitas que extrapolarem o número de trabalhos a serem publicados, depois de consulta ao(s) autor(es), poderão integrar o Banco de Artigos da ERD-UEA, com o objetivo de publicação futura, tendo os respectivos autores o pleno direito de retirá-los ou comunicar, oficialmente, o seu desinteresse na publicação dos mesmos.

 

  1. O prazo para avaliação das submissões será de dois meses a um ano, em especial, as produções científicas que tiverem que ser modificadas de algum modo.
  2. As produções aceitas serão enviadas para revisão formal e ortográfica (copy-desk) e devolvidas ao autor para aceite das eventuais sugestões de alteração. Em seguida, os autores deverão seguir as normas da diagramação e composição final. A partir desta revisão, não serão mais admitidos acréscimos ou modificações, exceto em casos excepcionais e com autorização por escrito. Não caberá aos editores fazerem modificações, alterações ou cortes nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, de acordo com o conteúdo original e o estilo do autor, sempre consultado.
  3. Todas as informações, como dados, análises e opiniões emitidas nos artigos são de responsabilidade dos autores.
  4. A revista adota os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes).
  5. Não há taxa para submissão, avaliação e publicações de produções científicas.
  6. Normas para submissão dos artigos científicos. O formato de artigo deverá seguir as seguintes normas:
    1) O artigo deve ser inédito e original. Caso haja plágio, será rejeitado de pronto.
    2) O texto deve estar em conformidade com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), ABA, ou outra.
    3) O texto poderá ter até três autores.
    Um dos autores pode ser graduando ou graduado, no caso o discente, no qual será o primeiro autor, e outros com titulação mínima de Mestre, ou com especialização, necessariamente o orientador(a) entra em co-autoria.
    4) Os artigos científicos devem ser organizados na seguinte sequência: título em português, título em inglês, resumo (de, no máximo, 300 palavras), resumo em inglês, palavras chave (mínimo de 3 e máximo de 5), palavras chave em inglês, texto do artigo dividido em: Introdução; Desenvolvimento (dividido em seções numeradas); Considerações Finais; Referências e anexos se for o caso.
    5) A introdução deverá ter explicitamente: objeto delimitado de pesquisa, objetivo, problema de pesquisa, metodologia e estrutura do artigo.
    6) Os artigos científicos devem possuir no mínimo 16 e no máximo 30 laudas, sendo estruturados na seguinte formatação: folha A4, posição vertical; fonte Times New Roman; corpo 12; alinhamento justificado, sem separação de sílabas; espaçamento entre linhas de 1,5cm; parágrafo de 1,5 cm; margem superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm.
    7) evitar citações diretas com mais de três linhas.
    8) a revista trabalha em ahead of print, ou seja, fluxo contínuo.

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.