A HISTÓRIA DAS SOCIEDADES HUMANAS: INTERAÇÃO NA ÁREA DA ZONA LESTE DE MANAUS, BRASIL, ANTES DA VIAGEM DE FRANCISCO DE ORELLANA

  • Carlos Augusto da Silva UFAM
  • Luciano de Souza Silva UFRN

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a percepção dos primeiros viajantes que desceram e subiram o grande rio Amazonas, e descreveram que nas margens existiam extensas ocupações humanas. Dentro de uma análise micro-espacial na área da Zona Leste de Manaus, os achados arqueológicos vêm confirmando que as populações humanas deixaram um legado de manejo e modo de vida na floresta tropical amazônica. A propositura deste texto em relatar essas paisagens  existentes na Zona Leste de Manaus e trazendo ênfase para as ocupações pré-colombianas.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
SILVA, Carlos Augusto da; SILVA, Luciano de Souza. A HISTÓRIA DAS SOCIEDADES HUMANAS: INTERAÇÃO NA ÁREA DA ZONA LESTE DE MANAUS, BRASIL, ANTES DA VIAGEM DE FRANCISCO DE ORELLANA. ContraCorrente | Revista de Estudos Literários e da Cultura, [S.l.], n. 9, jan. 2017. ISSN 2525-4529. Disponível em: <http://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/737>. Acesso em: 13 dez. 2017.