ÉRICO VERÍSSIMO E A NOÇÃO DE HISTÓRIA COMO UM ROSÁRIO DE CRIMES

  • Maria Cristina Ferreira dos Santos UFRGS

Resumo

O objetivo deste trabalho de pesquisa bibliogr?fica ? mostrar, tomando como pressuposto te?rico a obra Israel em Abril, que o escritor Erico Verissimo tem uma
no??o pessimista da Hist?ria, evidente n?o apenas neste relato de viagem, mas em outros de seus romances. Al?m disso, a obra analisada fornece ao leitor um arsenal hist?rico sobre o juda?smo e sobre a cria??o do estado de Israel, ademais da discuss?o sobre mem?ria e esquecimento, traumas e genoc?dios, e no??es de identidade. O autor sul rio-grandense nos fornece uma vis?o sobre os acontecimentos daquela parte do mundo, a partir de suas experi?ncias e do tempo/espa?o em que se encontra. A obra Israel em Abril ? um grande patrim?nio escrito sobre o estado de Israel na perspectiva de um ex?mio escritor brasileiro.

Publicado
2017-01-01
Como Citar
SANTOS, Maria Cristina Ferreira dos. ÉRICO VERÍSSIMO E A NOÇÃO DE HISTÓRIA COMO UM ROSÁRIO DE CRIMES. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 9, jan. 2017. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/734>. Acesso em: 26 abr. 2024.