UMA ÚLTIMA CANÇÃO PARA OS OLHOS: A PRESENÇA DO CINEMA NA POESIA DE AL BERTO
Resumo
A poesia produzida durante o s?culo XX explorara, frequentemente, as potencialidades da imagem e dos processos de intermidialidade, a fim de produzir um discurso que visava a conten??o do derramamento l?rico. Todavia, o que se revela peculiar na obra de Al Berto ??, precisamente, a duplicidade de tradi??es que convoca. Se, por um lado, a visualidade ocupa um lugar fulcral na sua escrita, por outro, torna-se ineg?vel o tom confessional de muitos dos seus poemas. O presente ensaio foca-se, assim, na compreens?o da coexist?ncia entre estes dois vetores e no modo como emergem num discurso onde o cinema ?, diretamente, convocado para o espetro po?tico.
Publicado
2017-05-22
Como Citar
CARDOSO, In Pereira.
UMA ÚLTIMA CANÇÃO PARA OS OLHOS: A PRESENÇA DO CINEMA NA POESIA DE AL BERTO.
ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 8, p. 40-48, maio 2017.
ISSN 2525-4529.
Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/579>. Acesso em: 24 abr. 2024.