O OUTRO PÉ DA SEREIA: UM ENTRELAÇAMENTO ENTRE A HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO DE MOÇAMBIQUE E O UNIVERSO FICCIONAL DE MIA COUTO

  • Maria de Fátima Molina UFR/UNIR

Resumo

A relação de Mia Couto com a história da colonização da África se particulariza na obra O outro pé da Sereia (2006) por meio da recriação de cenários e da reconstrução das vozes que compõem a narrativa. Pelo viés desse diálogo, o romance se destaca devido à carga simbólica que traz na (re)construção ficcional de momentos históricos da colonização portuguesa em Moçambique. Partindo dessa premissa, propomos evidenciar uma recontagem da história por meio da  encenação das personagens em diferentes tempos e espaços da narrativa, com o objetivo de identificar representações temáticas que envolvem o diálogo da  história com a Literatura no romance. Tais temas serão analisados sob a ótica de estudiosos da produção literária de Mia Couto e autores da vertente teórica do  pós-colonialismo.

Publicado
2017-05-22
Como Citar
MOLINA, Maria de Fátima. O OUTRO PÉ DA SEREIA: UM ENTRELAÇAMENTO ENTRE A HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO DE MOÇAMBIQUE E O UNIVERSO FICCIONAL DE MIA COUTO. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 5, p. 51-66, maio 2017. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/527>. Acesso em: 25 abr. 2024.