PÁGINAS DE FIM DE SÉCULO – A ESCRITURA DE FIALHO DE ALMEIDA

  • Luci Ruas UFRJ / UGF

Resumo

Se o século XIX foi o século do romance, também não é menos verdade que o folhetim, em que Garrett talhou as suas Viagens, não o foi menos e tornou-se, ao longo do século, principalmente na sua segunda metade, razão sine qua non da imprensa que, àquela época, conquistava um espaço privilegiado na cultura europeia e, no caso particular de que aqui tratamos, na cultura portuguesa. O cotidiano das cidades, principalmente as de Lisboa e Porto, cuja paisagem, ou
o bulício, ou o movimento das gentes, ainda que nem de longe se pudessem comparar aos nervos que tornavam frenética a vida das capitais europeias como Paris ou Londres, já fornecem rico material para o olhar agudo dos cronistas e folhetinistas da época.

Publicado
2017-05-22
Como Citar
RUAS, Luci. PÁGINAS DE FIM DE SÉCULO – A ESCRITURA DE FIALHO DE ALMEIDA. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 3, p. 149-163, maio 2017. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/498>. Acesso em: 23 abr. 2024.