A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA EM CRÔNICAS DE CLARICE LISPECTOR: A LEITURA, A ESCOLA E OUTRAS LIÇÕES

  • Vera Lucia de Moraes UFC

Resumo

O repertório de leituras de Clarice Lispector, incluindo seus textos escritos de natureza interpretativa e/ou crítica, nos apresenta a miscelânea de cultura que atravessa sua obra. A estrutura dos escritos de Clarice Lispector é frequentemente comparada ao desenvolvimento das tragédias gregas. Através das ações dos heróis mitológicos e dos ritos epifânicos de iniciação, que apontam para a ebulição interior das principais personagens de seus livros, sob o impacto das  revelações que elas recebem e que se somam às coações de seus contextos sócioculturais, assistimos às transformações que se operam em crianças e adultos, tornando-se marca indispensável nas estruturas de seus textos.

Publicado
2017-05-22
Como Citar
MORAES, Vera Lucia de. A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA EM CRÔNICAS DE CLARICE LISPECTOR: A LEITURA, A ESCOLA E OUTRAS LIÇÕES. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 3, p. 137-148, maio 2017. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/497>. Acesso em: 16 abr. 2024.