“SERÁ QUE HOJE NÃO VAI TER JANTAR?”: O IDOSO E A EXPERIÊNCIA DO NÃO CONHECIMENTO NOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR

  • Luciana Namorato Indiana University

Resumo

O contraste entre conhecimento e experiência é tema recorrente na obra de Clarice Lispector. Este ensaio examina o retrato do idoso nos contos dessa autora, enfatizando sua relação com a dinâmica experiência/conhecimento. Seus personagens idosos são com frequência percebidos como fontes de conhecimento e sabedoria. No entanto, estes mesmos personagens contradizem os preconceitos dos mais jovens a respeito da maturidade, uma vez que privilegiam a
experiência atual em lugar da compreensão de fracassos passados e da previsão de futuros sucessos, ou seja, em lugar do conhecimento. Ao estabelecer um diálogo com as reflexões de Giorgio Agamben a respeito da história da relação entre experiência e conhecimento desenvolvidas em “Infância e história: um ensaio sobre a destruição da experiência”, este estudo examina a recusa dos personagens idosos clariceanos a transformarem sua experiência pessoal em conhecimento como um esforço de resgate da autoridade da experiência humana em seu caráter mais subjetivo e provisório.

Publicado
2017-05-22
Como Citar
NAMORATO, Luciana. “SERÁ QUE HOJE NÃO VAI TER JANTAR?”: O IDOSO E A EXPERIÊNCIA DO NÃO CONHECIMENTO NOS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR. ContraCorrente: Revista do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, [S.l.], n. 3, p. 57-73, maio 2017. ISSN 2525-4529. Disponível em: <https://periodicos.uea.edu.br/index.php/contracorrente/article/view/492>. Acesso em: 16 abr. 2024.